skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Nos Lugares com História, cabem 33 estabelecimentos e 10 instituições

Redação
Cultura \ terça-feira, janeiro 25, 2022
© Direitos reservados
Na lista proposta pela Câmara Municipal, incluem-se cafés e restaurantes como o Milenário, farmácias, sapatarias e ourivesarias, mas também instituições como o Cineclube, o Convívio ou o CAR.

A Câmara Municipal de Guimarães vai discutir e votar a lista de estabelecimentos e instituições a classificar como Lugares com História, depois de ter aprovado por unanimidade o regulamento do programa, numa reunião do executivo municipal decorrida no ano passado, a 12 de julho.

Depois de numa fase inicial ter identificado 38 espaços passíveis de distinção por todo o concelho, o executivo presidido por Domingos Bragança vai propor, na reunião da próxima quinta-feira, a classificação de 33 estabelecimentos e de 10 instituições.

Nesse lote, incluem-se cafés, pastelarias, padarias e restaurantes, como o Milenário ou a Ribela, a Casa dos Bombos Alves, a principal fornecedora dos bombos para as Nicolinas, ou a loja de ferragens Ferreira da Cunha, no Toural. Há ainda espaço para salvaguardar farmácias, ourivesarias e sapatarias – a Lotário, na rua da Rainha, e a Júlio Duarte, na praça Doutor João Antunes Guimarães, nas Taipas.

Quanto às instituições, destacam-se as de índole cultural - Sociedade Martins Sarmento, o Cineclube de Guimarães, o Convívio, o Círculo de Arte e Recreio e Velhos Nicolinos -, mas também as de solidariedade - Cruz Vermelha e Venerável Ordem Terceira de São Domingos – e desportivas – Clube de Ténis de Guimarães, Clube Industrial de Pevidém e JUNI.

 

Isenções fiscais e benefícios no arrendamento urbano

Criado ao abrigo do regime de reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local (Lei número 42/2017), o programa “Lugares com História” classifica estabelecimentos a partir da “longevidade” - “25 anos de existência ou mais” -, do “significado para a história local”, do facto de “serem únicos no quadro de atividades”, do “património artístico e acervo” de que dispõem, da “notoriedade e pela representação social” ou da “necessidade de salvaguarda e divulgação do património”, lê-se na proposta que consta da agenda divulgada pela Câmara.

Caso sejam distinguidas, as entidades dispõem de proteção ao abrigo do “regime jurídico do arrendamento urbano” e do “regime jurídico das obras em prédios arrendados”, bem como “acesso a programas municipais ou nacionais de apoio aos estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local”, “benefícios ou isenções fiscais a conceder pelos municípios” e “direito de preferência nas transmissões onerosas de imóveis”, informa também a autarquia.

 

Entidades propostas pela Câmara Municipal ao “Lugares com História”

 

Estabelecimentos

- Almeida & Neves

- Café Milenário

- Casa Carlos - Botões e Corações

- Casa Costinhas

- Casa das Novidades

- Casa dos Bombos Alves

- Casa Faria

- Casa Ferreira da Cunha

- Casa Júpiter

- Casa Luís

- Casa Martinho

- Confeitaria Ribela

- Farmácia Monteiro

- Farmácia Pereira

- Foto Beleza

- J. Fernandes Correia, Lda (Bazar Moderno)

- José Vieira

- Luis A M Pinto dos Santos, Lda

- Marchaves, de Joaquim Jorge Pereira da Costa

- Orpheu

- Ourivesaria Central

- Ourivesaria Madre de Deus

- Padaria Central

- Padaria Nacional de Guimarães

- Pastelaria Centenária

- Relojoaria São Gualter

- Restaurante Café Oriental

- Restaurante Carreira

- Sapataria Júlio Duarte

- Sapataria Lotário

- Tabacaria Marinho

 - Trinas

- Xico da Rabata

 

Instituições

- Cineclube de Guimarães

- Círculo de Arte e Recreio

- Clube de Ténis de Guimarães

- Clube Industrial de Pevidém

- Convívio Associação Cultural e Recreativa

- Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Guimarães

- JUNI - Jovens Unidos num Ideal

- Sociedade Martins Sarmento

- Velhos Nicolinos - Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães

- Venerável Ordem Terceira de São Domingos

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: