
Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas celebrou 101 anos
No dia 18 de Maio, o núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português, celebrou 101 anos. As comemorações oficiais reuniram os agrupamentos de Guimarães e Vizela, sábado, dia 24 de maio, no campo de S.Mamede.
O núcleo de Guimarães é composto por 53 agrupamentos dos concelhos de Guimarães e Vizela, e este evento reuniu cerca de 1000 escuteiros oriundos desses agrupamentos. Durante a manhã, e em parceria com os Bombeiros Voluntários de Guimarães, os escuteiros participaram em atividades lúdicas e pedagógicas, inseridas nas Jornadas Nacionais dos Bombeiros.
De acordo com a organização as atividades serviram também para "as crianças e jovens se envolverem, agradecendo pela convivência e colaboração com os nossos soldados da Paz".
Durante a tarde, o Núcleo prestou homenagem a 22 dirigentes que contam com mais de 50 anos de investidura de dirigente e serviço ativo no escutismo. A esses foi atribuída a Anilha de Ouro do Núcleo de Guimarães, como forma de reconhecimento por uma vida dedicada ao movimento escutista. A cerimónia solene foi acompanhada musicalmente pela banda "Uma Espécie de Banda", formada por escuteiros do agrupamento de Lordelo.
As comemorações contaram ainda com a presença do assistente de núcleo, Leonel Cunha, o arcipreste de Guimarães e Vizela, Samuel Vilas Boas, assim como antigos chefes de núcleo, Ernesto Machado e José Manuel Antunes e a chefe regional adjunta, Mafalda Pereira.