skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

O “hotel de insetos” do Curtir Ciência já tem “hóspedes”

Pedro C. Esteves
Ciência & Tecnologia \ quarta-feira, março 03, 2021
© Direitos reservados
Centro de Ciência Viva assinalou o Dia Mundial da Vida Selvagem. Estes “hotéis” ajudam a aumentar a diversidade de insetos e permitem uma observação mais próxima.

No Dia Mundial da Vida Selvagem, que se assinala esta quarta-feira, o Centro Ciência Viva de Guimarães anunciou que “um dos mais recentes projetos” já dá sinais de vida. É que o Hotel de Insetos já tem os primeiros hóspedes.

De acordo com Daniel Ferreira, monitor científico do Curtir Ciência e principal dinamizador do Hotel, os “hóspedes” em causa são abelhas Megachilidae. “Por outro lado, foram também fotografadas, junto ao Tanque com Vida do Curtir Ciência, duas abelhas pertencentes à mesma família (embora de outros géneros)”, explica, em nota informativa, a instituição.

Estruturas deste género ajudam a aumentar a diversidade de insetos e permitem observar de perto abelhas solitárias, joaninhas, borboletas, crisopas, moscas-das-flores, entre outras espécies.

Segundo Eva Monteiro, do Tagis, – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, “algumas destas espécies são as inquilinas mais frequentes dos hotéis ou abrigos de abelhas”. É nestes espaços que costumam fazer os seus ninhos em caules ocos de plantas e em pequenos orifícios.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: