O mundo volta a passar por Guimarães em ponto ilustrado. Está aí a BIG
Seis anos depois de ter nascido, a Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) apresenta-se para a quarta edição e volta a fazer desta arte protagonista na cidade berço. Entre 20 de outubro e 31 de dezembro, Guimarães vê o mundo ilustrado por artistas, com cor espalhada por vários pontos da cidade, oficinas e palestras. Será o CAAA - Centro para os Assuntos das Artes e Arquitetura a acolher a exposição de Sebastião Peixoto, autor do desenho do cartaz da BIG 2023 (na imagem) e vencedor do Grande Prémio BIG 2021.
Estão também abertas as inscrições para principal prémio da ilustração a nível nacional: o Prémio Nacional BIG 2023. No total, são sete prémios no valor de 8500 euros a atribuir em mais uma edição de um dos eventos bandeira de ilustração do país.
A "longa história e tradição" da ilustração em Guimarães foi lembrada pelo vereador da cultura, Paulo Lopes Silva. "É um evento importante para os criadores, quer pela projeção nacional do evento, quer pelo cuidado e zelo com que artistas e obras são tratados nesta Bienal. É, sem dúvida, uma das marcas BIG”, referiu.
A ilustração também pode ser falada. E prova disso é a "Teia da Ilustração", um ciclo de palestras dedicadas à arte e destinadas ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados, contará com as intervenções de Mariana Rio (ilustradora), Luís Afonso (cartoonista e escritor) e Marcos Farrajota (editor de BD). Em colaboração com o Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende, será promovida a exposição "A Sensibilidade de Ilustrar", com a curadoria do artista plástico António Gonçalves, patente na Sociedade Martins Sarmento.
Terão lugar ainda várias Oficinas de Ilustração, orientadas para as escolas do concelho de Guimarães.
A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães e da MOTOR - Produção Cultural, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, CRL., com o objetivo de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.
As inscrições podem ser formalizadas por artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais até 15 de maio de 2023. A informação para o procedimento de inscrição e consulta do regulamento está disponível no site https://big.guimaraes.pt