skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

O mundo volta a passar por Guimarães em ponto ilustrado. Está aí a BIG

Redação
Cultura \ segunda-feira, janeiro 16, 2023
© Direitos reservados
De dois em dois anos, a Big_Guimaraes tece uma teia para cobrir a cidade de cor e criatividade. Volta a ser assim em 2023, a partir de outubro. As inscrições estão abertas.

Seis anos depois de ter nascido, a Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG) apresenta-se para a quarta edição e volta a fazer desta arte protagonista na cidade berço. Entre 20 de outubro e 31 de dezembro, Guimarães vê o mundo ilustrado por artistas, com cor espalhada por vários pontos da cidade, oficinas e palestras. Será o CAAA - Centro para os Assuntos das Artes e Arquitetura a acolher a exposição de Sebastião Peixoto, autor do desenho do cartaz da BIG 2023 (na imagem) e vencedor do Grande Prémio BIG 2021.

Estão também abertas as inscrições para principal prémio da ilustração a nível nacional: o Prémio Nacional BIG 2023. No total, são sete prémios no valor de 8500 euros a atribuir em mais uma edição de um dos eventos bandeira de ilustração do país.

A "longa história e tradição" da ilustração em Guimarães foi lembrada pelo vereador da cultura, Paulo Lopes Silva. "É um evento importante para os criadores, quer pela projeção nacional do evento, quer pelo cuidado e zelo com que artistas e obras são tratados nesta Bienal. É, sem dúvida, uma das marcas BIG”, referiu.

A ilustração também pode ser falada. E prova disso é a "Teia da Ilustração", um ciclo de palestras dedicadas à arte e destinadas ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados, contará com as intervenções de Mariana Rio (ilustradora), Luís Afonso (cartoonista e escritor) e Marcos Farrajota (editor de BD). Em colaboração com o Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende, será promovida a exposição "A Sensibilidade de Ilustrar", com a curadoria do artista plástico António Gonçalves, patente na Sociedade Martins Sarmento.

 

 

Terão lugar ainda várias Oficinas de Ilustração, orientadas para as escolas do concelho de Guimarães.

A BIG - Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães e da MOTOR - Produção Cultural, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, CRL., com o objetivo de dignificar o papel dos ilustradores no desenvolvimento cultural, no campo da edição, livros, revistas, jornais, cartazes, suportes clássicos de comunicação de massas e no domínio das novas tecnologias, aliado à referência de Guimarães, como território de reconhecido interesse nacional e internacional, no movimento de fomento de massa critica e na criação na área da ilustração.

As inscrições podem ser formalizadas por artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais até 15 de maio de 2023. A informação para o procedimento de inscrição e consulta do regulamento está disponível no site https://big.guimaraes.pt

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: