O que é a cianotipia? Há respostas neste workshop do Curtir Ciência
O Curtir Ciência promove, no dia 24 de abril, de manhã, um workshop presencial dedicado à técnica de Cianotipia. O que é, para que serve e como pode ser experimentada em casa? São algumas das perguntas que vão ter resposta.
Destinada a famílias, a atividade para divulgar esta técnica para imprimir negativos monocromáticos já está lotada. "Trata-se de um processo de baixo custo, o que explica a sua utilização frequente durante os séculos XIX e XX para reproduzir fotografias e também cópias de projetos. Este processo utiliza dois químicos: o Citrato de Ferro Amoniacal e o Ferricianeto de Potássio. Quando entram em contacto com a luz, a solução muda de cor resultando num azul chamado azul da Prússia", assinala o Centro de Ciência Viva.
Detentora de um papel importante na história da fotografia, a cianotipia é realizada através de uma emulsão que revela as imagens em qualquer suporte absorvente em diferentes tonalidades de azul. Inventada em 1842 por John Herschel, tornou-se conhecido um ano depois através dos trabalhos da botânica Anna Atkins, em particular a publicação do primeiro livro de fotografia da História.