skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

O sentimento e o fado encantaram na Penha

Hugo Marcelo
Cultura \ sábado, setembro 11, 2021
© Direitos reservados
Um ano depois da data original, a Serenata à Senhora da Penha realizou-se com o mesmo elenco. Kika Freitas, filha de Dino, protagonizou um dos momentos da noite.

Em 2020, a Serenata à Senhora da Penha, integrada no programa O Verão é na Penha, foi adiada, 24 horas antes da sua realização, em consequência da pandemia, mas um ano depois aconteceu mesmo. Na noite desta sexta-feira, dia 10 de setembro, com a organização a cargo da Irmandade da Penha, o espetáculo ficou entregue à Associação Guimarães Fado. Com as vozes de Vera Lima, Ana Sofia e Magina Pedro; as guitarras de Luís Campos e António Marramaque; a viola de Miguel Dias; e Fernando Ribeiro, Kika Freitas e Carlos Mendes a serem as Vozes Cruz na Pedra, a noite da plateia que se reuniu no ponto mais alto da cidade ganhou um colorido especial.

Sob o olhar atento e orgulhoso do pai Dino Freitas, a filha Kika protagonizou um dos momentos da noite quando estreou, ao vivo, a música "Senhora da Penha", especial não apenas pelo contexto e pelo lugar em que estava a ser cantada, mas também por ter sido composta pelo pai. A garra e a alma com que interpretou os versos da canção arrancaram fortes aplausos da plateia vimaranense presente no Santuário.

Dino Freitas assistiu de perto à atuação da filha e, em declarações prestadas ao Jornal de Guimarães, o cantor vimaranense lembrou os contratempos que adiaram o evento e revelou-se orgulhoso por aquela noite se estar, finalmente, a concretizar. "Esta música ia ser estreada há um ano, exatamente neste sitio e neste projeto que foi desenhado para este ano com o mesmíssimo elenco. Relativamente a este fado que a minha filha estreou esta noite, a música conta um pouco da história da "Nossa Senhora da Penha" e foi escrita por mim em sua homenagem. Confesso que estava ansioso de ver o resultado e a reação do público. Foi de facto um dos momentos da noite. Estou orgulhoso por mim, pela minha filha, pela Penha e por Guimarães", vincou.

Fernando Roriz, Juiz da Irmandade da Penha, subscreveu as palavras do cantor e mostrou-se aliviado ao ver "este dia histórico" realmente acontecer. Recordou que, há um ano, tentaram "evitar a suspensão do evento, mas as regras da pandemia acabaram por falar mais alto". A ausência de representantes do município foi notada, mas prontamente justificada pelos acontecimentos que marcaram a atualidade do país: "como sabem, faleceu Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, e o Município suspendeu todas as suas atividades e esse é o motivo por não estar cá ninguém".

No dia 17 de julho, a chegada da Senhora da Penha ao Santuário ficou marcada pela atuação de Dino Freitas. Cerca de dois meses volvidos, o espetáculo que teve como ponto alto a atuação de Kika Freitas marca a Grande Peregrinação à Penha, agendada para domingo, dia 12 de setembro.

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: