skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Contrato assinado: Obras na GNR de Lordelo arrancam no início do ano

Bruno José Ferreira
Política \ segunda-feira, novembro 28, 2022
© Direitos reservados
Obra orçada em mais de 1,3 milhões de euros será executada em sensivelmente um ano. Ministro da Administração Interna conta vir a Guimarães dentro de um ano, um ano e meio, inaugurar a empreitada.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, esteve esta segunda-feira em Guimarães para homologar a assinatura do contrato interadministrativo entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Secretaria Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, para as ansiadas obras no Posto da GNR de Lordelo.

Trata-se de um projeto há muito necessário e reclamado que sai agora do papel para passar para o terreno que, crê Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, arrancará no início do ano. Já José Luís Carneiro acredita que , “dentro de um ano, um ano e meio” estará em Guimarães para inaugurar esta obra orçada em mais de 1,3 milhões de euros. A obra fica a cargo do município, sendo depois entregue à GNR em regime de comodato.

O ministro referiu na cerimónia que este é um “exemplo de como o governo e as autarquias podem e devem colaborar”, ressalvando que “em boa hora” as entidades envolvidas foram capazes de “unir esforços para dar as melhores condições para quem tem a responsabilidade de garantir a segurança de pessoas e bens”.

“Se tudo correr bem, dentro de um ano ou um ano e meio, procurarei estar na inauguração desta obra há tanto tempo desejada”, destacou José Luís Carneiro no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães.

O projeto do quartel da GNR de Lordelo está “muito próximo de avançar a obra”, deu conta Domingos Bragança, informando que o concurso está lançado e em fase de adjudicação, tendo já sido encontrado o empreiteiro para desenvolver a obra. De resto, o presidente da autarquia sublinhou que “as forças de segurança têm de ter todas as condições materiais necessárias de conforto para fazer o seu trabalho”, dando até o exemplo que costuma usar nas reuniões da proteção civil e da Comissão Municipal de Segurança.

“Se não combatermos a negligência, o pequeno crime, rapidamente tornámos-nos sociedades instáveis em que quem mais ordena não é a cidadania, mas sim a desordem social”, disse, justificando depois: “Por isso é que Guimarães lutou para que este edifício possa ser uma realidade”.

Na mesma cerimónia foi ainda referido por José Luís Carneiro que o projeto de execução do Posto da GNR das Taipas está também em fase de conclusão.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70