
"Obrigada por terem vindo" em cena no CAAA a 10 e 11 de setembro
Fazer teatro é uma arte complexa, agora imaginemos produzir todo um espetáculo de teatro que reflete a própria arte de fazer teatro. Pode parecer tarefa difícil, mas entre os dias 10 e 11 de setembro a peça "Obrigada por terem vindo" vai entrar em exibição no CAAA, em Guimarães.
O espetáculo, com texto e encenação de Mariana Dixe e cocriação e interpretação de Mariana Lobo Vaz, convida o público a entrar numa viagem emersiva com questões que não deixam ninguém calado: será que os atores querem mesmo dizer aquelas palavras? Porque assistimos a espetáculos? As ideias em palco são realmente novas ou memórias esquecidas?
A peça tem circulação nacional, com apresentações no Porto (5 e 6 de setembro, A PiSCiNA), Algés (19 e 20, Teatro Municipal Amélia Rey Colaço), Lamego (3 e 4 de outubro, Teatro Ribeiro Conceição) e na Póvoa de Varzim (data a anunciar, no FIS Festival de Artes Performativas a Solo).
O projeto conta com o desenho de luz de Teresa Antunes, desenho de som de Madalena Palmeirim, operação técnica de Hélio Pereira e Catarina Côdea, design de comunicação de Raquel Graça e produção executiva de Belisa Branças. A peça terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa por Joana Sousa e é produzida pela Maratona – Associação Cultural, com vários apoios institucionais e artísticos.
Nota Biográfica:
Mariana Dixe formou-se no Curso Profissional de Interpretação do Balleteatro e na Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho, trabalha na área da produção cultural e é autora de textos já editados. Em 2023, cofundou a Maratona – Associação Cultural. Em 2025, apresenta o "Obrigado por terem vindo".
Mariana Lobo Vaz estudou na ACT – Escola de Atores e em Comunicação Social e Cultural, tendo colaborado em teatro, cinema e televisão. Colabora frequentemente com o Teatro dos Alóes e com o encenador Luís Moreira. É também cocriadora do podcast “Pequenas Reivindicações de Liberdade”