skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Oitava edição do Guimarães Allegro com música erudita do Paço à Penha

Redação
Política \ terça-feira, julho 04, 2023
© Direitos reservados
A montanha acolhe a Orquestra do Agora em 15 julho, o último e mais concorrido dia de um festival que abre no Paço dos Duques e que também circula pela área do Bairro C.

A amplitude dos sopros e das cordas vai-se erguer, neste mês de julho, à altura do monte de Santa Catarina, sobranceiro a Guimarães. A Penha recebe pela primeira vez uma performance do Guimarães Allegro, com Orquestra do Agora, um projeto conjunto do coletivo ondamarela e da Sociedade Musical de Guimarães, que atua a partir das 16h00 de 15 de julho, um sábado.

Essa é um dos traços que distingue a oitava edição do festival de música erudita, que se estende de 13 até 15 de julho, com 15 momentos. O concerto de abertura está marcado para as 22h00 de quinta-feira, com a Orquestra de Guimarães. Ao longo de 70 minutos, que abrem com a overture de “O barbeiro de Sevilha”, de Rossini, a formação vai percorrer obras de Joaquín Rodrigo, Luís de Freitas Branco, Amadeo Vives ou Gerónimo Giménez, tendo como maestro convidado Borja Quintas e como solista a harpista Ana Aroso.

O próximo Guimarães Allegro também se distingue pelas incursões pelo Bairro C, com os concertos do Quarteto de Cordas de Guimarães - Ana Madalena Ribeiro (violino), Emanuel Salvador (violino), Emilia Goch Salvador (viola d’arco) e Jed Barahal (violoncelo) -, às 22h00 de sexta-feira, na praceta da Garagem Avenida, e com os Jovens Cantores de Guimarães a atuarem no Instituto de Design de Guimarães, a partir das 18h00 de sábado. O evento termina com a atuação dos Kaustika, a partir das 23h00 de sábado, num itinerário que abrange Museu Alberto Sampaio, Alameda de São Dâmaso, Largo do Toural, Rua da Rainha e Largo de Donães.

Na apresentação do cartaz, o vereador com o pelouro da Cultura, Paulo Lopes Silva, referiu que a oitava edição do Guimarães Allegro tem um programa onde a partir da música tradicional se interpreta a erudita, numa alusão à desconstrução de preconceitos para com a música erudita associada ao evento.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73