skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Oliveira, S. Paio e S. Sebastião assinalam Dia da União e elevação a cidade

Redação
Política \ quarta-feira, junho 22, 2022
© Direitos reservados
Sociedade Martins Sarmento acolhe sessão solene para assinalar os 169 anos da elevação de Guimarães a cidade e também a união entre as três freguesias centrais, selada em 2013.

Elevada a cidade em 22 de junho de 1853, por decisão da rainha D. Maria II, Guimarães vê assinalado o 169.º aniversário dessa efeméride nesta quarta-feira, por iniciativa da União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião.

No âmbito do Dia da União, celebrado desde sábado, o núcleo de autarquias organiza, a partir das 21h30, uma sessão solene para se celebrar a elevação de Guimarães a cidade e também a fusão entre as três freguesias, consumada em 2013, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento.

O momento encerra um ciclo que arrancou no sábado à tarde, com uma conferência do historiador Lino Moreira da Silva sobre o Abade de Tagilde, nome pelo qual ficou conhecido João Gomes de Oliveira Guimarães, historiador do território vimaranense que viveu entre 1853 e 1912, e uma eucaristia católica de ação de graças pelos cidadãos, Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, no domingo de manhã, à qual se seguiu uma homenagem a D. Afonso Henriques.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70