skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

OE 2022: Bragança espera que projetos "contratualizados" sejam cumpridos

Pedro C. Esteves
Política \ sexta-feira, novembro 05, 2021
© Direitos reservados
Apesar de mostrar "preocupação" com a crise política, o autarca espera que os projetos "não tenham reversão".

O presidente da Câmara de Guimarães espera que os projetos “contratualizados com este governo” sejam cumpridos “independentemente” do quadro político resultante das eleições antecipadas marcadas pelo Presidente da República para dia 30 de janeiro.

Apesar de mostrar “preocupação”, Domingos Bragança aguarda que os projetos “não tenham reversão” e enumerou-os: a via do Avepark, o Palácio da Justiça ou o Centro de Saúde de Moreira de Cónegos. “Espero que independentemente do que venha a acontecer nas eleições não se ponha em causa os compromissos para com a Câmara Municipal de Guimarães (CMG)”, sublinhou o autarca à margem da reunião de câmara de quinta-feira.

Estes “projetos grandes” têm um caminho longo, lembrou o socialista, e, por isso, há o desígnio de “trabalhar com o quadro” pós 30 de janeiro. “A democracia é assim”, rematou. Do leque de projetos destacados pelo autarca vimaranense está a ligação de Guimarães ao eixo ferroviário central da alta velocidade.

Eleições a 30 de janeiro

O “quadro” de que Domingos Bragança fala ficará definido no final de janeiro. Uma semana e um dia depois da rejeição do Orçamento do Estado para 2022, o Presidente da República anunciou quinta-feira que vai dissolver o parlamento e marcar eleições legislativas antecipadas para 30 de janeiro.

“O sensato é apontar para debates e campanha, a começar em 2022, mas não em cima do dia de ano novo, e ainda assim termos eleições em janeiro, compatibilizando a desejável rapidez com a devia atenção a um período sensível na vida das pessoas", frisou, na declaração ao país, Marcelo Rebelo de Sousa.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: