skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
02 fevereiro 2023
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Os Bombeiros Guimarães abrem as portas do quartel — e convidam-nos a entrar

Redação
Sociedade \ terça-feira, maio 24, 2022
© Direitos reservados
Há duas visitas guiadas programadas, mas os vimaranenses podem vaguear livremente pelo quartel. Espólio, viaturas e muita história estão à disposição no próximo sábado.

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) abrem as portas do seu quartel este sábado e convida toda a população vimaranense a conhecer, por dentro, a instituição. Ao longo de todo o dia, todos os interessados podem, livremente ou de forma guiada, ver de perto o espólio, as viaturas e o funcionamento dos vários espaços. Há duas visitas guiadas programadas, pelas 10h00 e 15h00.

O dia do “Quartel Aberto à Comunidade” insere-se no programa comemorativo dos 145 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, que decorre até final deste ano. Com a iniciativa, quer-se mostrar o "extraordinário e valioso espólio", bem como as viaturas, mais modernas e antiga", exemplifica João Pedro Castro, presidente da direção.

A exposição inclui um conjunto de objetos, fardamentos, condecorações e viaturas antigas, tendo sido organizada em parceria com a direção do Paço dos Duques de Bragança. A mostra que retrata os “145 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães” inclui alguns dos primeiros objetos usados e preservados pela corporação, mas também antigos fardamentos, condecorações e viaturas, entre as quais se contam as bombas de picota braçais, existentes em 1800, que eram enchidas com baldes de serapilheira para acudir aos incêndios.

"Esta será certamente mais uma excelente oportunidade para muitos vimaranenses poderem ver de perto e ficar a conhecer algum do nosso rico e valioso espólio, que tem vindo a ser preservado e valorizado em colaboração com a direção e equipa técnica do Paço dos Duques de Bragança, mas igualmente para ficarem a conhecer o nosso quartel e atividade por dentro", considera e valoriza João Pedro Castro, presidente da direção da Associação Humanitária dos BVG. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #43