skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Os filmes comentados do Plano Nacional de Cinema passam por Guimarães

Redação
Cultura \ terça-feira, outubro 12, 2021
© Direitos reservados
Retrato do período entre 25 de Abril e 01 de maio de 1974, o documentário “As armas e o povo” vai ser comentado nesta terça-feira por Paulo Cunha. Lisboa e Coimbra acolhem as próximas sessões de 2021.

O Plano Nacional de Cinema anunciou na segunda-feira a exibição de três filmes com comentários até ao final de 2021 e o primeiro sê-lo já nesta terça-feira, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, a partir das 18h00, em parceria com o Cineclube de Guimarães.

O vimaranense Paulo Cunha, docente do Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior, vai comentar As armas e o povo, um documentário de 81 minutos rodado entre 25 de Abril e 01 de maio, retratando os primeiros dias da Revolução dos Cravos em Lisboa. O Coletivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica realizou e produziu a obra, com Glauber Rocha, reconhecido realizador brasileiro, a assumir o papel de entrevistador nas ruas.

A 03 de novembro, Paulo Viveiros, da Universidade Lusófona, vai comentar a trilogia da infância, de Regina Pessoa - A Noite (1999), História Trágica com Final Feliz (2005) e Kali, o Pequeno Vampiro (2012). As sessões vão decorrer na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

O Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, vai receber a última sessão comentada de 2021, com Tabu, de Miguel Gomes, a ser acompanhado por Ivan Villarmea, da Universidade de Coimbra.

Destinadas aos “professores e ao público em geral”, as películas selecionadas vão ter “disponíveis guiões de exploração pedagógica para o trabalho feito nas escolas”, lê-se no comunicado. A projeção de filmes de “diferentes épocas da história do cinema português”, em “ficção, documentário e animação”, tem continuidade prevista para 2022.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: