Os jovens foram ouvidos — e o Plano Municipal de Juventude foi aprovado
O Conselho Municipal da Juventude (CMJ) aprovou por unanimidade os objetivos gerais definidos para o documento que vai dar corpo ao Plano Municipal da Juventude, assente em dez áreas de trabalho e com objetivos estratégicos para os jovens do concelho de Guimarães.
A reunião do CMJ decorreu esta quinta-feira, 25 de fevereiro, presidida por Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara de Guimarães. Os objetivos estratégicos já definidos para o Plano Municipal da Juventude definem áreas de trabalho como Educação e Formação; Empregabilidade, Empreendedorismo e Emancipação Jovem; Acesso à Habitação; Cultura e Criatividade; Desenvolvimento Rural, Coesão e Inclusão Social; Mobilidade; Saúde, Desporto e Qualidade de Vida; Associativismo; Acesso à Informação e Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Este trabalho resultou de uma auscultação com jovens que habitam, estudam ou trabalham no concelho de Guimarães, assim como com as entidades que trabalham direta ou indiretamente com jovens e organizações diversas, contando com o contributo da Bolsa de Facilitadores Locais.
O resultado deste trabalho foi analisado pela Comissão de Desenvolvimento para o Plano Municipal para a Juventude de Guimarães e está agendada uma nova reunião para o dia 4 de março.