
Os Verdes discutem conservação da natureza e do lobo ibérico com ICNF
O partido ecologista Os Verdes, com Mariana Silva, candidata à Câmara Municipal de Guimarães, como dirigente nacional, reuniu-se esta terça-feira, dia 29 de julho, em Braga, com a Direção Regional Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O encontro decorreu na semana em que se assinala o Dia Nacional da Conservação da Natureza, num contexto marcado por incêndios florestais de grande dimensão no país.
Entre os temas abordados esteve o Programa Alcateia 2025-2035, que visa a proteção do lobo ibérico, e a Revisão da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2030 (ENCNB 2030), ambos em fase de consulta pública. Os Verdes questionaram o ICNF sobre as metas para preservação das áreas protegidas e para o restauro de ecossistemas degradados, considerando o desenvolvimento de planos nacionais e municipais de adaptação às alterações climáticas.
O partido alertou ainda para a existência de vários projetos energéticos considerados estratégicos, que, segundo a sua análise, poderão colidir com objetivos de conservação de espécies e habitats. "Estão em curso diversos projetos considerados pelo Governo AD, mas também avançados pelo anterior Governo, considerados estratégicos no plano da transição energética, que inequivocamente conflituam com os objetivos - aliás muito bem identificados pelo ICNF - quer ao nível da proteção da biodiversidade e das áreas protegidas , quer de forma particular com os objetivos de conservação do lobo ibérico e dos seus habitats, tal como consta da proposta para a ENCNB 2030 e do Programa Alcateia.", destaca o partido em comunicado.
Reafirmaram também a necessidade de valorizar os recursos humanos do ICNF e de investir na prevenção, nomeadamente através do reforço da carreira de vigilantes da natureza, destacando ser "imprescindível mais investimento para dar continuidade ao trabalho de conservação e prevenção, invertendo a crescente tendência ao desmantelamento da administração pública."
Os Verdes manifestaram ainda preocupação com os incêndios florestais que afetam o norte e centro do país, incluindo áreas próximas de zonas protegidas.
Para aprofundar o debate, o partido promoverá na sexta-feira, 1 de agosto, a mesa-redonda "Conservação do Lobo Ibérico - desafios transfronteiriços", às 18h30, no Parque da Ponte, em Braga, com a participação de representantes portugueses e espanhóis ligados à proteção da espécie.