skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Os Verdes exigem restauro da Ponte do Soeiro e da Igreja de Santa Cristina de Serzedelo

Carolina Pereira
Cultura \ sexta-feira, maio 07, 2021
© Direitos reservados
Partido Ecologista Os Verdes pede intervenção por duas estruturas de relevância cultural e histórica para o património visando segurança e integração do roteiro turístico da região.

A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, questionou o Governo através do Ministério da Cultura, sobre a urgência de intervenção em dois símbolos do património histórico e cultural, em Guimarães, a Ponte do Soeiro, que liga as freguesias de Gondar e Serzedelo, e a Igreja de Santa Cristina de Serzedelo que, em ambos os casos, e segundo o comunicado enviado à imprensa, é determinante para garantir condições de segurança nestas estruturas, reconhecendo a relevância cultural e histórica deste património também na integração do roteiro turístico da região.

 

O partido reclama pelo facto destas estruturas aguardarem por intervenções de restauro, há muitos anos reclamadas, que permitiriam devolver à população local e aos visitantes a fruição destes espaços em condições de segurança. Nesse sentido, questiona o prazo previsto para o arranque da intervenção e se o Ministério confirma que, 4 meses depois, a obra já foi lançada a concurso, como anunciou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

  

No que respeita a Igreja de Santa Cristina de Serzedelo, a deputada do PEV, em visita ao monumento no dia 3 de maio, pode confirmar o elevado estado de degradação dos frescos com perda de elementos da pintura que comprometem o restauro, uma situação a que não é alheia a negligência a que foi votado este património.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: