Paço dos Duques Precisa de “intervenção urgente de 15 milhões de euros”
O Paço dos Duques de Bragança, um dos principais monumentos do património vimaranense, precisa de ser intervencionado com “urgência” numa obra que terá o custo estimado de 15 milhões de euros.
A informação foi revelada pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, na última reunião de câmara, quando abordava a reivindicação de este, e outros monumentos, no seguimento do processo de descentralização, passarem para a administração do Município de Guimarães
“A cobertura está a precisar de uma intervenção urgente de sensivelmente 15 milhões de euros”, disse o líder máximo do município. Recorde-se que o Paço dos Duques está sob alçada da Direção Regional de Cultura do Norte.
À boleia deste assunto, Domingos Bragança defendeu que a orgânica de funcionamento deste espaço museológico que recebe cerca de meio milhão de visitantes por ano pode ser alterada. “Uma das partes mais bonitas do Palácio é usada como parte administrativa e não é visitada”, disse, acrescentando que em equação pode estar a refuncionalização desse espaço.
De resto, o edil vimaranense é da opinião de que o Paço dos Duques, assim como o Castelo de Guimarães e o Museu Alberto Sampaio, deveriam ser geridos localmente. “Resolvia o problema dos equipamentos culturais e fazia toda a diferença para Guimarães”, disse.