skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

PAN quer saber que herbicidas são usados pelas juntas de freguesia

Redação
Ambiente \ quinta-feira, maio 26, 2022
© Direitos reservados
Partido diz que perguntou à Câmara Municipal, mas ainda não obteve resposta e lembra que o município assinou o manifesto Autarquias sem Glifosato, da QUERCUS.

O PAN questionou a Câmara Municipal de Guimarães sobre o tipo de herbicidas utilizados pelas juntas de freguesias do concelho, mas diz que ainda não obteve resposta.

O partido lembra em comunicado que o município de Guimarães foi, em 2019," uma das primeiras autarquias a assinar o manifesto Autarquias sem Glifosato, da QUERCUS", lê-se na nota assinada pelo o porta-voz da concelhia, Rui Rocha. "Gostaríamos de saber qual o herbicida utilizado pelas freguesias do concelho e confirmar se não contém quaisquer substâncias potencialmente cancerígenas e/ou tóxicas (glifosato e pesticidas organofosforados)".

A questão surge no mês em que, habitualmente, "se alerta para o declínio acelerado da biodiversidade, no geral, e dos polinizadores".

A mesma nota enviada às redações menciona outra questão colocada, que se prende com o corte de vegetação "espontânea" de prados e jardins públicos que, "além de ajudar a manter a humidade do sol, serve de habitat a imensas espécies de animais, sobretudo insetos". "Na verdade, trata-se apenas de pôr em prática o enunciado na página do município", diz Rui Rocha.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: