Paredes de Coura de 2024 com Slowdive e The Jesus and Mary Chain
Depois do anúncio de Fontaines D. C., uma das bandas rock do momento, como primeiro nome confirmado para o Paredes de Coura 2024, a organização levantou um pouco mais o véu sobre o cartaz da próxima edição de um festival em que, ao mesmo tempo, se desfruta do rock alternativo, o já estabelecido como referência cultural e o emergente, e também da natureza minhota em redor.
Entre a nova vaga de confirmações, sobressaem dois nomes que se afirmaram na cena independente do rock entre o final da década de 80 e o início da década de 90, com uma sensibilidade estética shoegaze que toca ainda a dream pop e a noise pop: são eles os The Jesus and Mary Chain e os Slowdive.
Formados em 1983, em East Kilbride, nos arredores de Glasgow, os The Jesus and Mary Chain ganharam reconhecimento mal lançaram o primeiro álbum – Psychocandy (1985), trabalho que combinava guitarras cheias de efeitos e melodias pop em canções como Just like honey, talvez a mais conhecida da banda – e estiveram no ativo até 1999, antes de regressarem aos palcos em 2007 e aos estúdios em 2017, para lançarem Damage and Joy. A banda prevê lançar o novo álbum, Glasgow Eyes, em 08 de março de 2024.
Já os Slowdive sobem ao palco para apresentar o mais recente trabalho, Everything is Alive, lançado em 01 de setembro de 2023, e certamente algum do seu repertório da década de 90, que os tornou ícones do shoegaze. Formada em 1989, em Reading, Inglaterra, a banda lançou os aclamados Just for a day (1991), Souvlaki (1993) e Pygmalion (1995), álbuns nos quais pontificam temas como Catch the breeze, Alison ou When the Sun hits, e atravessou um hiato de 22 anos sem qualquer novo trabalho até Slowdive (2017).
Além das duas bandas do Reino Unido, a organização do Paredes de Coura confirmou as atuações de Baxter Dury, Nouvelle Vague, Superchunk, Gilsons, Wednesday e Still Corners. São, portanto, nove os nomes até agora confirmados para o festival.