skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Parque de Campismo e Polidesportivo das Taipas passam para a Câmara por 2M€

Bruno José Ferreira
Política \ sábado, junho 18, 2022
© Direitos reservados
Régie-cooperativa municipal atravessa "dificuldades financeiras" e o caminho encontrado é a alienação de património.

O executivo municipal vai deliberar na próxima segunda-feira em reunião de câmara a compra por parte do município de património pertencente à Taipas Turitermas para que dessa forma se atenda ao apelo feito pelos dirigentes da cooperativa municipal.

Entre esse património está o Pavilhão Polidesportivo, o Parque de Campismo e ainda um restaurante que se situa nas imediações destas duas valências, conforme descrito na proposta que vai ser apreciada e votada pelos vereadores.

“A alienação sugerida refere-se concretamente ao prédio urbano situado na Alameda Rosas Guimarães, no qual, para além de outros equipamentos (restaurante e parque de campismo), está edificado o Polidesportivo”, pode ler-se. A avaliação feita por um perito oficial aponta um valor a rondar os 2 milhões de euros, mais precisamente €2.002.000,00, valor esse que será pago em sete tranches anuais.

No mesmo documento é possível constatar que tal operação visa colmatar as “dificuldades financeiras por que está a passar” a Taipas Turitermas, sendo que os seus órgãos sociais “apelam a uma intervenção por parte do Município de Guimarães, de forma a que, com a brevidade possível, seja encontrada a melhor solução que possibilite dotar a Taipas Turitermas de meios que lhe assegurem estabilidade financeira”.

Ainda na agenda da reunião de câmara é descrito que a Turitermas “não consegue rentabilizar através da cobrança de valores compensadores por parte de quem o utiliza”, numa referência ao Polidesportivo, na medida em que o mesmo é disponibilizado às instituições e comunidade de forma graciosa.

Entende o município que tanto Parque de Campismo como o Polidesportivo afastam-se daquilo que deve ser a atividade principal da cooperativa, o termalismo e a Clínica Médica de Saúde, devendo ser esse o foco da Taipas Turitermas, que, segundo a Câmara Municipal, faz 75 mil atendimentos anuais.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: