Pediatria do Hospital de Guimarães faz 50 anos: há um “tributo” em livro
São quase sete dezenas de páginas nas quais se conta a história dos primeiros cinquenta anos do Serviço de Pediatria do Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães. Ainda uma criança, com bases lançadas para a posteridade por Gama Brandão, fundador e primeiro diretor deste serviço.
Gama Brandão esteve na tarde desta quinta-feira no Hospital de Guimarães na cerimónia de apresentação do livro comemorativo dos cinquenta anos do serviço que fundou, ladeado por Ana Cotter, vereadora municipal, Hélder Trigo, diretor clínico do hospital, e ainda Henrique Capelas, presidente do conselho de administração da unidade hospitalar.
Águeda Matos, atual diretora da pediatria, fez a honras da casa catalogando o livro agora publicado como “um tributo a todos os que fizeram e fazem parte desta história”. “Este livro não é mais do que um documento histórico que tenta retratar a evolução cronológica deste serviço”, disse. De resto, a diretora reforçou a ideia que o Serviço de Pediatria do Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães tem “nos recursos humanos o seu principal capital”.
Hélder Trigo realçou o facto de a pediatria ser “um dos serviços mais importantes do Hospital de Guimarães”, enquanto que Henrique Capelas destacou o “serviço de excelência” desta valência que completa cinco décadas de existência