Pedro Arezes é o novo reitor da Universidade do Minho
O Conselho Geral da Universidade do Minho elegeu, a 31 de outubro, o professor catedrático Pedro Arezes, da Escola de Engenharia, como reitor da academia para os próximos quatro anos. O docente era candidato único ao cargo e o resultado da eleição será enviado ao Conselho de Curadores da UMinho para homologação, sendo posteriormente comunicado ao ministro da tutela, Fernando Alexandre. Pedro Arezes e a sua equipa deverão tomar posse a 3 de dezembro, às 11h00, no salão medieval do edifício da Reitoria, em Braga, com transmissão online.
A equipa reitoral inclui como vice-reitores João Cardoso Rosas, responsável pelas áreas da Cultura, Inclusão e Responsabilidade Social; Cristina Dias, responsável pela Educação e Organização Académica; António Salgado, responsável pela Investigação e Política Científica; e Nuno Castro, que assume a Modernização Institucional. Como pró-reitores, integram a equipa Sandra Dias Fernandes, na Cooperação Internacional; Raul Fangueiro, na Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento; Carlos Videira, na Participação Universitária e Ligação ao Território; Lígia Rodrigues, nas Pessoas, Planeamento e Qualidade; e Tiago Miranda, na área da Sustentabilidade e Infraestruturas Físicas.
Pedro Arezes nasceu em Barcelos, em 1972, e reside em Guimarães há mais de 30 anos. É licenciado e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Minho, onde desenvolve a sua carreira académica desde 1995, sendo atualmente professor catedrático no Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia. Foi presidente desta Escola entre 2019 e 2025 e diretor nacional do Programa MIT Portugal durante quase uma década. Coordenou mais de 50 projetos de investigação nacionais e internacionais e publicou mais de 150 artigos científicos nas áreas da ergonomia, fatores humanos e segurança. Lecionou e colaborou com diversas universidades em Portugal e no estrangeiro, tendo participado em órgãos de avaliação científica de várias agências internacionais e desempenhado funções em entidades consultivas nacionais e regionais, associando o percurso académico à liderança institucional.
Pedro será o 10.º reitor da Universidade do Minho nos seus 51 anos de história, sucedendo a Carlos Lloyd Braga, Joaquim Barbosa Romero, Lúcio Craveiro da Silva, João de Deus Pinheiro, Sérgio Machado dos Santos, Licínio Chainho Pereira, António Guimarães Rodrigues, António M. Cunha e Rui Vieira de Castro.