skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Pequenos artistas traçaram cartoons vitorianos: cem estarão em exposição

Bruno José Ferreira
Educação \ sábado, abril 22, 2023
© Direitos reservados
Comunidade estudantil desafiada a traçar caricaturas e cartoons. O resultado vai estar por aí, numa exposição itinerante pelo concelho.

Decorreu na manhã deste sábado, no Auditório da Universidade do Minho, a cerimónia de entrega de prémios do grande concurso de concurso escolar de cartoon e caricatura, promovido no âmbito do centenário do Vitória SC.

Contando com a participação de 721 alunos, com a entrega do mesmo número de trabalhos, realizando-se também formações com profissionais especializados da área da caricatura e do cartoon nas escolas, o concurso iniciou-se em novembro de 2021, tendo este sábado divulgados os vencedores.

Os cem melhores trabalhos farão agora parte de uma exposição itinerante que vai percorrer vários pontos do concelho, como as escolas taipenses envolvidas nesta iniciativa. Segundo Nuno Fernandes da comissão do centenário, o concurso foi “muito para lá das melhores expetativas”, uma vez que cumpriu o propósito para o qual foi criado: “envolver a comunidade estudantil, levando o Vitória a todo o concelho”, frisou.  

Miguel Salazar, cartoonista vimaranense e coordenador do concurso, considerou que “os objetivos do concurso foram largamente atingidos”, formulando o desafio para que um concurso deste género volte a realizar-se e “tenha continuidade”, “quem sabe organizado por parte da Câmara Municipal de Guimarães.

O vereador com o pelouro do desporto, Nelson Felgueiras, acrescentou mais um desafio aos organizadores do concurso, propondo “estas obras possam ser mostradas nos nossos claustros, na Câmara Municipal de Guimarães”, enfatizando que esta iniciativa é “um exemplo de como o desporto pode agregar e não é só a vertente desportiva”, na medida em que é um projeto de comunidade: “É assim, na minha opinião, que o Vitória se afirma”, concluiu.

António Miguel Cardoso, presidente do Vitória SC, encerrou as intervenções sustentando que “foi pela juventude que se realizou este concurso”, para que possam “sentir o Vitória, neste caso através do desenho, e possam transmitir esse sentimento aos filhos e aos netos”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73