skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Peregrinação coroa fim de semana em que Penha ainda celebra os ares

Redação
Sociedade \ sexta-feira, setembro 09, 2022
© Direitos reservados
A 129.ª edição da manifestação religiosa decorre num fim de semana em que se assinalam os 10 anos do centro escutista e em que prossegue a comemoração do centenário da travessia aérea.

O segundo domingo de setembro está a chegar e, com ele, milhares de pessoas de todos os recantos do concelho para a peregrinação anual à Penha.

Integrada nas comemorações dos 75 anos do Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha, a 129.ª edição da manifestação religiosa começa às 08h30, a partir da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, e segue pela estrada da Costa até ao pico do monte de Santa Catarina.

Reunidos os fiéis em torno do santuário concebido por Marques da Silva, realizar-se-á a eucaristia presidida pelo arcebispo de Braga, José Cordeiro.

Além do tempo reservado à devoção católica, o dia reserva ainda espetáculos musicais do Grupo Folclórico Ceifeiras de Gondar e de José Luís Piloto, a partir das 15h00, e a comemoração do 10.º aniversário do Centro Escutista de Guimarães.

O alto da Penha foi até agora o epicentro vimaranense das comemorações do centenário da travessia aérea do Atlântico Sul, por Gago Coutinho e por Sacadura Cabral, com o voo dos F-16 da Força Aérea Portuguesa, mas a efeméride estende-se a outros pontos da cidade neste fim de semana.

Além da exposição patente no centro comercial Guimarães Shopping e do concerto da Banda da Força Aérea, a encerrar as comemorações, às 21h30 de terça-feira, a cidade acolhe, em plena Praça da Oliveira, um encontro intitulado “Guimarães na Rota da Travessia Aérea”, a partir das 11h00 de sábado.

O momento contará com as presenças do tenente-general António Mimoso e Carvalho (assessor da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea, membro da Comissão Aeronaval para as Comemorações do Centenário da Primeira Travessia Aérea Atlântico Sul), Mário Correia (autor/investigador), Henriques Mateus (autor/investigador), António Amaro das Neves (historiador) e Paulo Lopes Silva (vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães).

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: