skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Pinheiro já anuncia as Nicolinas, mas ainda se espera uma “noite em grande”

Carolina Pereira
Sociedade \ segunda-feira, novembro 29, 2021
© Direitos reservados
Contrariamente ao que manda a tradição, e devido à situação pandémica, os Nicolinos cravaram, durante esta manhã, o símbolo de início das festas.

O Pinheiro Nicolino, símbolo do arranque das Nicolinas, já se encontra cravado junto ao Monumento Nicolino. Cumpriu-se parte da tradição e, mesmo sem que o cortejo venha a ter os moldes tradicionais, o Pinheiro já está no seu lugar tradiiconal.

Perante as condicionantes impostas pela pandemia para a realização do cortejo do Pinheiro, comemorada na noite de 29 de novembro, a Comissão de Festas que se encarrega pela preparação de todos os eventos Nicolinos respondeu de forma adaptada-.

Apesar de estarem inibidos de realizar o cortejo que geralmente aglomera milhares de pessoas, a Comissão quis manter a tradição e cortou, durante esta manhã, a árvore para a levar diretamente até ao local de enterro.

Em declaração ao Jornal de Guimarães, Tiago Fernandes, partilha que o mais importante era o gesto simbólico de enterrar o pinheiro e que quanto ao cortejo espera que seja “uma noite em grande” conciliada com “respeito” da parte dos vimaranenses. “Esperamos que logo à noite as pessoas tenham respeito por todo o trabalho que tivemos até hoje, que usem máscara para que tenhamos todas as condições possíveis para não propagar mais o vírus e espero que seja uma noite em grande”, refere o presidente da Comissão de Festas.

*com Tiago Mendes Dias.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70