skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Pista Guimarães-Fafe e Skatepark preocupam oposição: Câmara está atenta

Hugo Marcelo
Política \ quinta-feira, janeiro 27, 2022
© Direitos reservados
Na reunião desta quinta-feira, a oposição manifestou preocupação com o "estado de degradação" dos equipamentos desportivos no concelho. Câmara diz estar "naturalmente atenta" a essa temática.

O estado atual do Parque Radical Skatepark, localizado no Parque da Cidade - infraestrutura que representou um investimento de 150 mil euros para a Câmara Municipal de Guimarães - e pista de cicloturismo Guimarães-Fafe foram alguns dos tópicos abordados na reunião de câmara desta quinta-feira.

Ricardo Araújo, vereador da oposição, manifestou a sua preocupação com o estado de degradação dos equipamentos desportivos do concelho e realça que os mesmos carecem de "atenção". O social democrata alertou para o facto do espaço "ter estado vários meses sem iluminação" e que quem por ali passa facilmente consegue verificar o estado de falta de manutenção e limpeza. "Sendo a principal infraestrutura pública em Guimarães de apoio a esta modalidade - que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e utilizadores -, não faz sentido este estado de abandono e de degradação dos equipamentos ali instalados. Em suma, é importante que o Município ao mesmo tempo que pensa em criar novas infraestruturas, saiba cuidar devidamente daquelas que já existem, assegurar a sua manutenção e a segurança de quem o utiliza", reiterou.

A localização da infraestrutura foi também alvo de reflexão. Para Ricardo Araújo, a má localização do Parque Radical Skatepark - situado junto a um curso de água - não serve de desculpa e sublinha que o importante é refletir em duas dimensões: "em primeiro lugar, perceber o que é necessário fazer para assegurar a devida limpeza e manutenção daquele espaço; em segundo lugar, pensar se num futuro próximo haverá necessidade de criar um novo espaço que possa responder às preocupações que os vários utilizadores nos fazem chegar", salientou o autarca.

No que diz respeito à Pista de cicloturismo Guimarães-Fafe, Ricardo Araújo afirma que a mesma "evidencia sinais claros de falta de manutenção e de degradação" e que, "em alguns caos até representa perigo". O vereador diz que não faz sentido "deixar para trás as mais antigas quando se anda sempre com novos projetos neste âmbito".

Nelson Felgueiras, vereador do desporto, realçou que a "Câmara Municipal está naturalmente atenta à manutenção dos seus equipamentos desportivos" e que a questão do Parque Radical Skatepark está, neste momento, "parcialmente resolvida". O vereador disse ainda  que o Skatepark se trata de uma aposta "inovadora" numa modalidade olímpica e que "a questão da iluminação já foi resolvida" na durante a semana passada. Nelson Felgueiras revelou também que irá aceder ao "pedido de alguns praticantes" para reunirem e perceberem, em conjunto, de que forma "é possível melhorar o espaço e dar-lhes novas condições".

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: