Polo aquático: Vitória conhece oponentes na segunda fase da Taça Challenger
A próxima etapa do périplo europeu do polo aquático vitoriano na temporada 2025/26 passa por Maribor, na Eslovénia. Depois do terceiro lugar na cidade croata de Split, para o Grupo C da primeira fase da Taça Conferência, a terceira prova na hierarquia da European Aquatics, o Vitória SC foi relegado para a Taça Challenger, na qual vai disputar a segunda fase entre 13 e 15 de fevereiro de 2026.
Essa segunda fase é constituída por quatro grupos de três equipas, sorteados nesta segunda-feira. A formação treinada por Vítor Macedo vai disputar o Grupo D com o RD Mouscronnois, da Bélgica, e o Heybeliada, da Turquia, duas formações que disputaram a primeira fase da Taça Challenger. O palco escolhido para os jogos é Maribor, cidade que também vai acolher o Grupo B, formado pelos anfitriões Branik Maribor, San Giljan (Malta) e VK Banja Luka, formação da Bósnia-Herzegovina que o Vitória defrontou na Taça Conferência, tendo vencido por 20-6.
Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para a inédita final a oito da competição, que se disputa entre 12 e 15 de março de 2026, em local ainda a decidir. A segunda fase inclui o vencedor da edição 2023/24 da prova, o Galatasaray (Turquia), e os lituanos do EVK Zaibas, finalistas vencidos da edição de 2024/25. Ambas as equipas foram relegadas da Taça Conferência.
Na temporada anterior, o Vitória SC atingiu os quartos de final da Taça Challenger, tendo sido eliminado pelo De Zaan, dos Países Baixos.