Polo aquático: Vitória SC estreia-se em fase a eliminar de prova europeia
Garantido um lugar entre as oito melhores equipas da Challenger Cup, a terceira prova europeia de clubes em polo aquático, o Vitória SC procura a partir deste sábado chegar ainda mais longe na prova.
O adversário dos vimaranenses nos quartos de final é o De Zaan, dos Países Baixos, com o jogo da primeira mão agendado para as 17h00, nas Piscinas da Campanhã, com entrada gratuita. A equipa vitoriana tem de jogar no Porto, porque o comprimento mínimo admitido para as provas da European Aquatics é de 30 metros, e a extensão da maior piscina do Complexo Municipal de Piscinas, em Candoso S. Tiago, é de 25.
A limitação foi realçada técnico Vítor Macedo numa publicação na rede social Facebook: “Um marco histórico na nossa modalidade, no nosso clube e na nossa cidade. Pena o jogo não se poder realizar em Guimarães. A falta de infraestruturas aquáticas no concelho é um impedimento para o maior desenvolvimento das modalidades que as usam, questão que urge resolução”, escreveu.
A segunda mão com o De Zaan está agendada para 01 de fevereiro, em Zaandam, cidade nos arredores de Amesterdão.
Na fase de qualificação, decorrida entre 01 e 03 de novembro, o Vitória foi segundo classificado no Grupo A, após a derrota com os também neerlandeses do Donk (15-12), e triunfos sobre o Cetus Espoo, da Finlândia (13-10), e o Welsh Wanderers, de Gales (25-6). O De Zaan venceu o Grupo B, com triunfos sobre o Hapoel Palram Zvulun, de Israel (8-7), o EVK Zaibas, da Lituânia (13-12), e o APOEL, do Chipre (21-2).