Polo do Vitória regressa à Europa de olho na final eight da Taça Challenger
O próximo fim de semana assinala o regresso do Vitória SC às competições europeias de polo aquático, desta feita para batalhar pelo acesso à fase decisiva da Taça Challenger, a quarta prova de clubes na hierarquia da European Aquatics. Depois do terceiro lugar no Grupo C da Taça Conferência, cujos jogos se realizaram em Split (Croácia), em novembro de 2025, o campeão nacional em título viaja agora para Maribor (Eslovénia), para disputar a segunda fase da Taça Challenger.
No Grupo D, vai defrontar o RD Mouscronnois, da Bélgica, na sexta-feira, a partir das 17h00 portuguesas, e o Heybeliada, da Turquia, no sábado, a partir das 16h00. O Vitória precisa de garantir um dos dois primeiros lugares do trio para se qualificar para a final eight, a realizar-se entre 12 e 15 de março, objetivo que Pedro Sousa, um dos jogadores mais experientes do plantel, assume sem rodeios. “Queremos entrar sempre para ganhar. Sabemos que esta competição é de elevado nível e estamos conscientes das dificuldades que os adversários nos podem impor, mas claramente o nosso objetivo é ganhar e garantir a passagem à final eight”, afirma, citado pelos meios do emblema vitoriano.
Ciente de que as duas vitórias do fim-de-semana anterior, sobretudo a conquistada na piscina do Fluvial (12-10), catapultando o Vitória SC para a liderança da Divisão A1 masculina, a uma jornada do fim da fase regular, elevou “o espírito do grupo”, o internacional português avisou que “as competições europeias são outra coisa” e avaliou quer o RD Mouscronnois, campeão em título da Bélgica, país que ocupa o 30.º lugar do ranking europeu de polo aquático, atrás de Portugal (23.º), quer o Heybeliada, terceiro classificado do anterior campeonato da Turquia, país que é 15.º na hierarquia da European Aquatics.
“Conhecemos alguns atletas [do RD Mouscronnois], porque já os defrontámos quando estavam ao serviço de outras equipas. Apresentam um bom nível e estamos à espera de muitas dificuldades. É a equipa que conhecemos melhor. Vamos defrontar o Heybeliada ASC no segundo dia. Não os conhecemos tão bem, mas sabemos que é uma equipa jovem, rápida, que defende muito bem e que sai rápido no contra-ataque. Por ser uma equipa mais jovem, são mais móveis. Apesar de não termos muitas referências deste adversário, destacamos que o campeonato turco é muito competitivo”, analisa.
Pedro Sousa frisa ainda que o Vitória SC se vai apresentar em Maribor com o orgulho de representar Guimarães e Portugal. “Levar o nome do Vitória às competições europeias e o nome da cidade de Guimarães para fora do país nesta modalidade é um orgulho. O Vitória é um dos poucos clubes que o faz atualmente no polo aquático. Queremos naturalmente fazer um bom trabalho e deixar uma boa imagem também pelos nossos adeptos”, assume.