skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 abril 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Pontapé de Alanzinho mostra que não há mal que sempre dure

Redação
Desporto \ segunda-feira, abril 20, 2026
© Direitos reservados
Moreirense encerrou um período de mais dois meses sem triunfos da Liga Portugal Betclic, ao vencer na receção ao Estoril Praia, com um golo do médio brasileiro, num jogo em que foi globalmente melhor.

Após dois meses a tentar consolidar os processos de jogo dentro das inúmeras limitações – as lesões de inúmeros jogadores que deixaram setores como as laterais e o ataque depauperados –, o Moreirense encontrou, por fim, a recompensa pela organização e pelo compromisso coletivo já demonstrados em partidas anteriores.

A felicidade que Alanzinho encontrou ao rematar de fora da área, com a bola a embater em Tsongui para enganar Martin Turk, foi também a felicidade dos cónegos na receção ao Estoril Praia, a encerrar a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic.

Novamente posicionado no eixo do ataque, o médio brasileiro protagonizou o primeiro lance de relevo num encontro com oportunidades repartidas, mas em que a formação vimaranense foi globalmente melhor.

Kevyn Monteiro, Afonso Assis e Landerson renderam os castigados Maracás, Francisco Domingues e Nile John numa partida em que o conjunto de Vasco Botelho da Costa foi sempre o mais ligado, revelando combinações mais aprimoradas na hora de atacar por comparação com a inspiração esporádica de alguns elementos estorilistas.

Não admira que, apesar do remate ao poste de Pedro Carvalho, aos 29 minutos, e da bola de Guitane que ainda esbarrou na parte superior da trave, aos 59, o conjunto de Moreira de Cónegos tenha criado mais ocasiões. As próprias ocasiões resultaram de lances mais elaborados. Se Rodrigo Alonso ameaçou dilatar a vantagem ainda na primeira metade, num lance individual, Diogo Travassos lançou-se numa correria pela ala esquerda para entregar a bola para um remate de Alanzinho para miraculosa defesa de Martin Turk, aos 66 minutos. Cinco minutos volvidos, o guarda-redes esloveno do Estoril Praia voltou a impedir o golo, nesse caso a Landerson.

A par da criação de oportunidades, o Moreirense revelou-se compacto e solidário na hora de travar o crescente virtuosismo em campo do Estoril Praia, patente nas entradas de Holsgrove ou João Carvalho.

Os cónegos voltaram a ser felizes em casa, onde mais gostam de jogar, e ascenderam ao sétimo posto, com os mesmos 39 pontos do Vitória, a quatro jornadas do fim.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo