skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Pontos para a história: Vitória e Moreirense estabeleceram novos máximos

Bruno José Ferreira
Desporto \ domingo, maio 19, 2024
© Direitos reservados
Jota Silva e Franco foram as figuras das equipas vimaranenses na Liga. Os dois emblemas atingiram os seus objetivos, bateram o record de pontos, mas chegaram a sonhar com mais. A época em números.

O campeonato 2023/2024 foi sinónimo de novo máximo absoluto para Vitória SC e Moreirense FC na Liga Portugal Betclic. Os dois emblemas vimaranenses conseguiram os objetivos, ainda que pelo meio chegassem a ter espaço para sonhar com mais.

Por parte do Vitória SC, mesmo numa época atribulada em que passaram cinco treinadores pelo banco de suplentes, uns inéditos 63 pontos garantiram o terceiro apuramento europeu consecutivo, uma vez mais para a Liga Conferência.

Ainda assim, a três jornadas do final do campeonatos os conquistadores acalentavam a possibilidade de chegar ao pódio, cenário hipotecado com as derrotas em Vila do Conde e na receção ao Sp. Braga.

Extra campeonato, para além da questão dos treinadores, a temporada fica marcada pela eliminação precoce das competições europeias aos pés do Celje nos penáltis logo na primeira eliminatória em que participou. Na Taça da Liga o Vitória também caiu com estrondo, em casa frente ao Tondela. A presença na meia-final da Taça de Portugal, sendo eliminado pelo FC Porto, acaba por ser um dos marcos da temporada.

Melhor Moreirense FC de sempre

Já o Moreirense FC igualou a melhor classificação de sempre na Liga, igualando o 6.º lugar alcançado por Ivo Vieira em 2018/2019. Com um treinador estreante na Liga, o Moreirnese de Rui Borges conseguiu, ainda assim, o tal record de pontos, mais três do que há cinco anos.

Pelo meio, em Moreira de Cónegos chegou-se a acreditar nas competições europeias, inclusive com o clube a fazer a inscrição na UEFA.

As taças acabaram por ser as brechas dos cónegos esta temporada, ao serem eliminados na primeira eliminatória e em jogos em que, em teoria, tinham hipóteses reais de seguir em frente.

Na Taça da Liga o Moreirense perdeu o primeiro jogo da época em casa, acabando eliminado nos penáltis pelo Farense. Na Taça de Portugal a derrota foi mais estrondosa, com os cónegos a serem eliminados pelo Paredes, do Campeonato de Portugal.

A época do Vitória SC  e do Moreirense FC em números:

NÚMEROS

VITÓRIA SC

Classificação - 5.º

Pontos - 63

52 golos marcados | 38 golos sofridos

19 Vitórias - 6 Empates - 9 Derrotas

MOREIRENSE FC

Classificação - 6.º

Pontos - 55

36 golos marcados | 35 golos sofridos

16 Vitórias - 7 Empates - 11 Derrotas

 

Ao longo da temporada o Vitória SC utilizou 29 jogadores em todas as competições, enquanto que o Moreirense FC utilizou 31 elementos. Jota Silva, Tomás Handel e Jorge Fernandes foram os três jogadores mais utilizados no Vitória SC, enquanto que no Moreirense FC os principais rostos foram Gonçalo Franco, Kewin e Maracás.

A FIGURA

VITÓRIA SC - Jota Silva

33 jogos na Liga portuguesa, 12 golos e 5 assistências. Jota Silva, que esta época passou a ter estatuto de internacional, foi a figura do Vitória SC. Os números demonstram isso, sendo o jogador com mais minutos e com mais golos.

MOREIRENSE FC - Gonçalo Franco

O motor da equipa, Gonçalo Franco foi o jogador mais utilizado por Rui Borges. Termina a época com dois golos nas duas últimas rondas, a coroar um campeonato em que foi utilizado em 33 jogos com 2 golos e 4 assistências.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73