Portugal joga pela oitava vez em Guimarães… com Jota Silva à espreita
O verde e vermelho da seleção nacional está de volta a Guimarães, numa maré que se promete alastrar às bancadas previsivelmente cheias do Estádio D. Afonso Henriques. Portugal recebe a Suécia a partir das 19h45, num jogo amigável de preparação para o Euro 2024.
É a oitava vez que a equipa das quinas joga na cidade-berço, num rol que se estende por mais de 40 anos. A seleção portuguesa estreou-se em Guimarães a 16 de fevereiro de 1983, no então Estádio Municipal de Guimarães. O adversário era a França, quarta classificada no Mundial de 1982. Os gauleses não deram hipóteses: venceram por 3-0, com um bis de Stopyra e um golo de Ferreri pelo meio.
O regresso teve de esperar 16 anos. Na fase de apuramento para o memorável Euro 2000, Portugal recebeu o Azerbaijão em Guimarães, a 26 de março de 1999, e goleou a seleção do Cáucaso por 7-0. Com uma assistência de 14.650 espetadores, esse jogo foi palco para o primeiro vitoriano a vestir a camisola lusa em pleno D. Afonso Henriques: o guarda-redes Pedro Espinha substituiu o titular Vítor Baía aos 77 minutos.
No século XXI, a equipa das quinas jogou na cidade berço em cinco ocasiões, tendo numa delas jogado outro atleta do Vitória. Foi também a ocasião em que a seleção alcançou a outra vitória a jogar no D. Afonso Henriques, no último jogo do Grupo 1 da fase de apuramento para o Mundial de 2010, decisivo: Portugal só dependia de si para atingir o play-off de acesso ao mundial da África do Sul, após uma qualificação conturbada, e cumpriu a missão. Derrotou a última classificada Malta, por 4-0, a 14 de outubro de 2009. À época jogador do Vitória, Nuno Assis entrou aos 62 minutos.
De resto, Portugal perdeu 3-0 com a Espanha em 2003, no périplo de inaugurações do estádios para o Euro 2004, empatou 4-4 com o Chipre, na qualificação para o Euro 2012, perdeu por 3-2 com o Equador em 2013, no único jogo disputado por Cristiano Ronaldo no D. Afonso Henriques, e empatou com a Polónia a um golo em 20 de novembro de 2018, na primeira edição da Liga das Nações. A seleção então orientada por Fernando Santos estava já apurada para a fase final, que seria disputada em junho de 2019, em Guimarães e no Porto. Venceu a prova, aliás.
Convocado por Roberto Martínez face à época com 13 golos e sete assistências, Jota Silva pode ser o terceiro jogador a representar Portugal em Guimarães como jogador do Vitória.