skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Preço-base para requalificar fornos da Cruz de Pedra sobe 150 mil euros

Tiago Mendes Dias
Política \ quinta-feira, abril 15, 2021
© Direitos reservados
Câmara apresenta, na segunda-feira, novo concurso para a intervenção nesse património, depois do primeiro concurso, lançado em fevereiro, ter ficado vazio.

O executivo municipal vota, na segunda-feira, a proposta de lançamento do segundo concurso para a requalificação dos fornos da olaria da Cruz de Pedra. Desta feita, o valor inscrito na agenda da próxima reunião de câmara é de 749 mil euros mais IVA, um valor 150 mil euros acima do inscrito no concurso original, discutido e aprovado em 25 de fevereiro.

A razão para o novo concurso é já conhecida: o primeiro ficou deserto, porque as construtoras acharam o preço-base original “demasiado baixo”, admitiu o presidente da câmara na reunião decorrida a 22 de março. “Nos concursos para reabilitação, tenho visto muita dificuldade dos empreiteiros em responderem aos preços-base pedidos pela câmara municipal. Falta mão de obra especializada para edifícios e, para a terem, precisam de pagar mais”, justificou então Domingos Bragança.

A proposta da maioria socialista refere ainda que o critério de adjudicação é a “melhor relação qualidade-preço”, sendo atribuída a obra à “proposta economicamente mais vantajosa” para o município. O prazo de vigência do contrato para a obra será de 240 dias, lê-se ainda. Bragança já admitiu que a obra não estará concluída antes do final de 2021.

Na reunião de Câmara anterior, a oposição, por intermédio do vereador social-democrata Ricardo Araújo, lamentou “mais um atraso significativo num processo já longo”. A requalificação daquele património degradado em Creixomil é um desígnio assumido pela autarquia desde, pelo menos, 2016.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: