skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Prémio de História Alberto Sampaio para trabalho sobre editora de Lisboa

Redação
Ciência & Tecnologia \ terça-feira, outubro 25, 2022
© Direitos reservados
O artigo de Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros sobre os primeiros 100 anos da Romano Torres, editora de livros como os de Sandokan, venceu o prémio de 2021 e será publicado na Revista de Guimarães.

Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros é o vencedor da edição de 2022 do Prémio de História Alberto Sampaio, anunciou a Sociedade Martins Sarmento (SMS) nesta segunda-feira.

O investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa recebe a distinção na sequência do artigo “Edição para o Grande Consumo em Portugal: Um século de Romano Torres (1885/86-1990)”, relativo à editora de Lisboa que publicou livros de aventuras como os de Sandokan, de Emilio Salgari.

Escolhido por um júri sob a égide da Academia das Ciências de Lisboa, o trabalho em causa encerra “uma investigação histórica inovadora e aprofundada sobre um tema de relevância económica, social e cultural, ao procurar conhecer os processos sobre a produção editorial, a criação do livro e a sua circulação no mercado como objeto de consumo”, escreve a SMS.

A partir do acervo documental do arquivo histórico, o autor explora “a racionalidade económica subjacente à iniciativa empresarial no sentido de captar e alargar o público consumidor, ir ao encontro das sensibilidades do leitor e modelar padrões sociais e culturais”, o que se enquadra no “quadro de objetivos que subjaz ao Prémio Alberto Sampaio”, lê-se ainda na nota da instituição.

O prémio será entregue às 15h30 de 01 de dezembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Braga, município envolvido nesta distinção desde 2016, a par dos de Guimarães e de Vila Nova de Famalicão, fundadores em 1995, em parceria com a SMS. O trabalho vencedor será publicado, conforme prevê o regulamento, na Revista de Guimarães. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: