skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Prémio de História Alberto Sampaio atribuído a Gonçalo Maia Marques

Redação
Cultura \ segunda-feira, outubro 02, 2023
© Direitos reservados
Distinguido por um trabalho sobre a cultura da vinha nos mosteiros de Entre Douro e Minho, o historiador vai receber o prémio em 01 de dezembro e ver o trabalho publicado na Revista de Guimarães.

Gonçalo Maia Marques é o vencedor do Prémio de História Alberto Sampaio em 2023. Constituído sob a égide da Academia das Ciências de Lisboa, o júri a quem está confiada a direção científica do Prémio distinguiu o trabalho “Do vinho de Deus ao vinho dos Homens: o vinho, os mosteiros e o Entre Douro e Minho”, informa a Câmara Municipal de Guimarães, em comunicado.

De acordo com a rotatividade prevista no Regulamento do galardão entregue pelas câmaras de Guimarães, Braga e Famalicão, a cerimónia de entrega do prémio realiza-se no Museu de Alberto Sampaio, em 01 de dezembro, a partir das 15:30. O trabalho vencedor será publicado, ainda de acordo com o Regulamento, na Revista de Guimarães, acrescenta a nota.

No entendimento do júri, “o trabalho é sustentado numa vasta e variada investigação, tendo o autor percorrido diversos arquivos do Norte do país (Braga, Viana), do Porto (Arquivo Distrital e Casa do Infante) de Coimbra (AUC) e de Lisboa (ANTT), e analisa o impulso da cultura da vinha por partes das casas monásticas. Com base sobretudo nos Estados da Ordem de S. Bento (de 1629 a 1822), o historiador escreve sobre práticas e técnicas de viticultura, castas e tipos de vinhedos, estruturas vinícolas de produção e armazenamento, circuitos comerciais, consumos e gostos dos beneditinos de vinho verde e vinho maduro. Este estudo histórico assume-se também como uma contribuição valiosa para a sociedade, fundamentando o património material e imaterial que é o vinho verde na região de Entre Douro e Minho.” 

Os instituidores do Prémio Alberto Sampaio congratulam-se com o êxito alcançado pela edição deste ano, que constituiu um contributo importante para o avanço do conhecimento histórico, agradecem a valiosa e atenta colaboração da Academia de Ciências de Lisboa e felicitam todos os concorrentes e, de um modo especial, o vencedor de 2023, Gonçalo Maia Marques. 

O júri congratulou-se ainda com a elevada qualidade da generalidade dos trabalhos admitidos, versando objetos de estudo de alguma forma relacionadas com as temáticas subjacentes ao âmbito do Prémio Alberto Sampaio. 

O Prémio de História Alberto Sampaio, inicialmente instituído em 1995 pelos Municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento, renovado em 2016 e contando a partir de então também com o Município de Braga entre os instituidores, “destina- se a homenagear e a manter viva a pessoa e obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da história social e económica”. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: