Presidenciais: Gouveia e Melo realça preservação do património em Guimarães
Henrique Gouveia e Melo, candidato à Presidência da República, destacou o “mérito dos vimaranenses” na forma como têm cuidado do seu legado patrimonial. A afirmação foi proferida durante uma visita realizada a Guimarães, acompanhado pela arquiteta Alexandra Gesta, que há 25 anos foi a responsável pela elevação do Centro Histórico de Guimarães a Património da Humanidade.
O percurso, efetuado a pé no âmbito das Eleições Presidenciais, que se realizam já este domingo, 18 de janeiro, principiou no Paço dos Duques de Bragança com uma visita-guiada realizada pelo diretor Milton Pacheco à Residência Oficial do Presidente da República na Zona Norte, desde 1959. Atualmente, o palácio ducal, um dos monumentos mais visitados do país, encontra-se a ser intervencionado com obras no âmbito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Numa coluna de apoiantes que se estendeu pelas ruas do Centro Histórico, participaram também os autarcas Rui Porfírio (ex-Presidente de Junta da UF Cidade), Vítor Matos (Presidente da Junta de Freguesia da Costa), bem como dirigentes associativos e responsáveis de instituições vimaranenses.
Em Guimarães, Gouveia e Melo enalteceu os patrimónios históricos, culturais, desportivos e, mais recentemente, ambientais – que colocam hoje a Cidade-Berço como Capital Verde Europeia 2026. “O Ambiente, a nossa casa comum, tem de ser uma prioridade!”, começou por referir o Almirante, à saída do Paço dos Duques.
“Felicito os vimaranenses e todos os elementos que deram o seu contributo para a conquista dos diferentes títulos nestes últimos tempos! Estão verdadeiramente de parabéns”, acrescentou o candidato presidencial, ladeado pelo Mandatário de Guimarães, Vítor Oliveira, pelo Coordenador da Zona Norte, Carlos Caneja Amorim, e pela dirigente nacional, Palmira Lobo.
Depois de visitar a centenária Irmandade de São Crispim e São Crispiniano, recentemente galardoada pelo atual Presidente de República, Henrique Gouveia e Melo reuniu com a associação oncológica “PPA – Um Pensamento, Uma Palavra, Uma Atitude” e contactou ainda com o comércio tradicional de Guimarães, terminando o périplo no mítico “Tio Júlio” com um almoço informal na Zona de Couros, também Património Mundial desde setembro de 2023.