Presidente da Câmara representa Guimarães nos 750 anos de Kaiserslautern
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, participou nas celebrações dos 750 anos de Kaiserslautern, território geminado com a cidade-berço desde 2000, a convite da homóloga da cidade alemã, Beate Kimmel.
Durante a sua intervenção, Ricardo Araújo destacou o papel das cidades-irmãs na criação de novas oportunidades de cooperação e intercâmbio. "As relações entre cidades ganham verdadeiro sentido quando aproximam pessoas, permitem conhecer outras experiências e fazem nascer ideias, projetos e oportunidades que, de outra forma, talvez nunca se encontrassem", defendeu.
As comemorações reuniram ainda representantes de outras cidades geminadas com Kaiserslautern, no caso Brandenburg an der Havel (Alemanha), Bunkyō-ku (Japão), Columbia (Estados Unidos da América), Pleven (Bulgária) e Saint-Quentin (França).
“As comemorações possibilitaram o reforço dos laços de amizade e cooperação construídos entre os diferentes territórios, com destaque para a importância destas relações na aproximação entre pessoas, culturas e comunidades”, salienta a autarquia vimaranense, em comunicado.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães apresentou ainda a cidade como um território de forte identidade histórica, mas igualmente comprometido com o futuro. Guimarães foi apresentada como uma cidade que este ano é a Capital Verde Europeia, onde o património e a história convivem com uma forte dimensão universitária, industrial, cultural, tecnológica e sustentável. "É uma cidade antiga, mas com ideias novas. Uma cidade muito orgulhosa da sua história, mas que está a construir futuro", destacou Ricardo Araújo.
A preparação das celebrações dos 900 anos da Batalha de São Mamede, em 2028, assumiu igualmente particular destaque. Ricardo Araújo salientou a dimensão nacional e europeia desta celebração e deixou um convite às cidades parceiras para conhecerem Guimarães e participarem neste momento. "Queremos que essa celebração seja de Guimarães, naturalmente, mas sobretudo de Portugal e da história europeia que também ajudámos a escrever", realçou o autarca.