skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Ponte e Berço reencontram-se numa época em que Selho e Ronfe são novidades

Redação
Desporto \ sexta-feira, agosto 25, 2023
© Direitos reservados
A Pró-Nacional arranca no sábado numa série de 18 equipas, com o Ponte, voltado para os lugares cimeiros, a jogar em casa. Berço quer valorizar atletas, Selho época tranquila e Ronfe ser competitivo.

Anfiteatro das principais decisões na época transata, o Parque de Jogos Dr. João Afonso de Almeida é o palco de abertura da edição 2023/24 do principal campeonato da Associação de Futebol de Braga. O CD Ponte recebe o São Paio d’Arcos a partir das 16h00 de sábado, na primeira jornada de temporada em que a Pró-Nacional se disputa numa única série de 18 equipas, a norma antes da pandemia de covid-19. Quatro delas são de Guimarães

A formação azul habituou-se aos lugares cimeiros com Zé Faria ao leme – terceiro classificado em 2021/22 e vice-campeão no ano passado -, mas parte para a nova época com um novo timoneiro: Bruno Alves, de 36 anos, aceitou o convite do Ponte após duas épocas a treinar o CD Aves 1930, formação de onde também provêm o médio Andrés Cabrera e o avançado Bruno Ferreira, dois dos 10 reforços garantidos para um plantel de 23 elementos.

Apostado em conseguir um lugar nos seis primeiros antes de pensar noutras metas, o CD Ponte garantiu três dos reforços nesta quinta-feira, na antecâmara do início do campeonato – Luís Henrique (ex-Tigres Rio de Janeiro, Brasil), Bruno (ex-Tirsense) e Diogo Reis (ex-Freamunde).

A outra equipa vimaranense que transita da edição anterior da Pró-Nacional é o Berço, com um elenco profundamente renovado. Bem sucedido na luta pela manutenção em 2022/23, o emblema da cruz azul e branca tem um novo treinador – Jorge Baptista, que trabalhou recentemente na formação do Vitória – e conta com 17 reforços num leque de 26 jogadores.

Todos os nomes para a baliza e para a defesa são novidades, enquanto, no meio-campo, todos os jogadores transitam do ano passado. Afonso e Alex são as permanências de um ataque com nove elementos, que espera começar a faturar no domingo, na visita ao Cabreiros. O duelo da primeira jornada, em Braga, está marcado para as 16h00. O principal objetivo do clube, frisou Jorge Baptista na apresentação, em 14 de julho, é tornar “cada atleta mais competente”.

Os outros representantes vimaranenses disputavam a Divisão de Honra em 2022/23. Presença rara no principal campeonato da AF Braga, o GD Selho confirmou o seu progresso desportivo na época passada, vencendo a Série 3 da fase de Apuramento de Campeão, subiu e crê ter condições para fazer uma época tranquila, mais uma vez sob o comando de Stéphane Varela.

Dos 25 elementos do plantel, 14 são reforços. E a maioria já tem experiência de Pró-Nacional – são os casos do guarda-redes Vasco (ex-Amares), dos defesas Henrique (ex-Arões), Zé Luís (ex-Santiago Mascotelos), Machadinho (ex-Santa Eulália) ou Zezé, o experiente ponta de lança que jogou pelo Sandinenses em 2022/23. O Selho é também o anfitrião do primeiro dérbi vimaranense da época: no fim de semana de 16 e 17 de setembro, recebe o Ponte. No domingo, a formação de São Lourenço de Selho recebe o Celeirós.

Já o Desportivo de Ronfe teve de esperar pelo início de julho e pela subida do Sandinenses ao Campeonato de Portugal para ver confirmada a subida de divisão, após ter ficado atrás do Selho na fase de Apuramento de Campeão da Divisão de Honra. A equipa treinada por Fernando Alves mantém a espinha dorsal de 2022/23, apresentando oito reforços entre um lote de 30 jogadores. Além das várias permanências, o plantel conta ainda com quatro jogadores oriundos dos sub-23 e um dos sub-19. O Ronfe visita o Maria da Fonte na primeira jornada de uma prova em que tenciona ser “competitivo todas as semanas”, vincou o treinador Fernando Alves.

 

Plantéis

 

CD PONTE

Guarda-redes: João Nuno, Rafa e Samu (Brito SC);

Defesas: Tiago Vieira, Fábio Carvalho (ex-AD Fafe), Martins, Basílio, João Magalhães (Porto d’Ave), Rafa Lopes e Faria;

Médios: Nando, Nelsinho, Freitas, João Paulo, Andrés Cabrera (ex-CD Aves 1930) e Luís Henrique (ex-Tigres RJ, Brasil)

Avançados: Mota, Pedro Leite (ex-CCD Santa Eulália), Dinis, Bruno Ferreira (ex-CD Aves 1930), Bruno Fernandes (ex-Joane), Diogo Reis (ex-Freamunde) e Bruno (ex-Tirsense)

Equipa Técnica: Bruno Alves (treinador). Vítor Vieira, Tomé Azevedo, Jonas Vieira e João Silva (adjuntos)

 

BERÇO SC

Guarda-redes: Viana (ex-Amarante) e Bé (ex-Moreirense);

Defesas: Tomás (ex-Torcatense), Carlos Filipe (ex-Fafe), Rui Pedro (ex-Fafe), Tiago Abreu (ex-Vizela), João Fernandes (ex-Brito), Xavier (ex-Fafe), Marcelo (ex-Moreirense) e Rodrigo (ex-Trofense)

Médios: Miranda, Veloso, Cabral, Francisco, Miguel, Tiago Lopes, Gonçalo;

Avançados: Afonso, Alex, João Duarte (ex-Santiago Mascotelos), Diogo (ex-Santa Maria), Igor (ex-Santa Maria), Diogo Matos (ex-Lank Vilaverdense), Danilo (ex-Ronfe), Gui Reis (ex-Vizela) e Brandon (ex-FC Gaia)

Equipa Técnica: Jorge Baptista (treinador). Bruno Sousa, Diogo Araújo, Micael Leiras e Rodrigo Martins

 

GD SELHO

Guarda-redes: Jorge e Vasco (ex-Amares)

Defesas: Zé, Bruno, Castro, João Pedro, Coelho, Henrique (ex-Arões), Rodrigo Pereira (ex-Berço), Zé Luís (ex-Santiago Mascotelos), Chuteiras (ex-Ribeira de Neiva)

Médios: Xico, Ribeiro, Benny, João Ricardo (ex-São Martinho), Paulo Jorge (ex-Lousado), Miguel (ex-Moreirense), Machadinho (ex-Santa Eulália)

Avançados: Almeida, Vítor, Flávio Marques (ex-Moreirense sub-19), Ramirez (ex-Ponte), Maurício Pereira (ex-Berço), Fábio (ex-Lixa) e Zezé (ex-Sandinenses)

Equipa Técnica: Stéphane Varela (treinador). Rui Ossos, Leandro e Gastão (adjuntos)

 

DESPORTIVO DE RONFE

Guarda-redes: Carlos e Tica

Defesas: Marcelo, Machado, Lopes, André, Isha, Pacheco, Gomes, Gonçalo Dias, Jojo (ex-Torcatense), Mamadu Monteiro (ex-Macedo de Cavaleiros), Francisco (ex-Tirsense sub-23) e Alex (ex-Sandinenses)

Médios: Guga, Lobo, Mendes, Pedro Lopes, Renato, Amândio, Zé, Gonçalo Ribeiro, Rui Pinto (ex-Tabuadelo), Kiko (ex-CC Taipas) e Gabi

Avançados: Vitó, Chico, Luís, João Freitas (ex-São Cosme) e Miguel Lopes (ex-Emilianos)

Equipa Técnica: Fernando Alves (treinador). Paulo Silva, Miguel Oliveira e Edgar Mesquita (adjuntos)

 

As perspetivas dos treinadores e clubes

 

Bruno Alves, CD Ponte

“Em termos de campeonato, queremos andar no primeiro terço da tabela. Vamos tentar entrar em cada jogo para conquistar os três pontos, porque é isso que caracteriza este clube. Quero ser mais um a ajudar. É uma base com muita qualidade, conhecedora dos princípios do clube, que já tem muito conhecimento sobre a divisão que vamos disputar"

 

Jorge Baptista, Berço

"Teoricamente o campeonato pode não ser tão competitivo como outros, mas o desafio é fazer com que o treino, e a qualidade do mesmo, nos leve a trabalhar tão bem ou melhor do que aqueles que possam estar noutro patamar”

 

Stéphane Varela, GD Selho

“Penso que temos as condições e foi formado um plantel que nos dá garantias para fazermos uma época tranquila e é isso que desejamos"

 

Fernando Alves, Desportivo de Ronfe

“O nosso objetivo é ser competitivos todas as semanas. Sabemos da exigência do campeonato, mas estamos preparados para ela. Temos conhecimento dos nossos adversários e da qualidade que têm, mas estamos focados no nosso trabalho e sabemos da qualidade que temos. Subimos de divisão e o normal seria dizer que a manutenção é o objetivo, e obviamente que é um objetivo, mas vamos pensar jogo a jogo”

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73