Programa de “Guimarães Cidade Natal” já é conhecido
A iniciativa decorreu nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e contou com a presença de Paulo Covas, Chefe da Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães e de Paulo Silva, vereador com a pasta da Cultura.
O pontapé de saída será dado a 30 de Novembro, com uma tarde recheada de atividades. Desde logo, a abertura da Pista de Gelo (15h), na Plataforma das Artes, o Concerto Christmas Brothers (15:45h) no Largo do Toural, a realização de uma Parada de Natal (16:30h) e um concerto da Banda Musical das Taipas e TetrAcord’Ensemble (17h) no largo do Toural. Segue-se, pelas 18 horas, a inauguração da iluminação de Natal, no Largo do Toural, local onde se realizará ainda o Concerto Saint Dominic Gospel Choir (18:05h) e a abertura da Casa do Pai Natal (18.10h).
Para o Largo Condessa do Juncal, pelas 18:15 horas, está previsto um momento musical proporcionado pelos “Xmas’s Friends” que assinalará a abertura oficial do Mercado de Natal, que contará com 18 participantes e terá uma área dedicada a um vasto programa de animação musical, teatral e circense que decorrerá todos os fins-de semana até ao dia 24 de dezembro.
Uma programação diversificada e muito preenchida que, no entender de Paulo Silva “volta a reforçar-se de ambição e de abrangência do ponto de vista dos locais da cidade e do concelho em que estaremos presentes, tentando mostrar novos lados e novas facetas da cidade e introduzindo também novidade na forma como vivemos a cidade ao longo deste período”.
Com um orçamento a rondar o meio milhar de euros, as festividades natalícias deste ano trarão alguns elementos distintivos, como destacou Paulo Silva, nomeadamente na iluminação do espaço público, onde algumas ruas terão iluminação interativa com música, assim como a árvore de Natal que permitirá, entre outros, a realização da contagem decrescente dos últimos segundos de 2024.
Outro elemento destacado foi a projeção de vídeo mapping que, em permanência, durante todo o mês de dezembro, poderá ser vista na fachada da Igreja da Misericórdia e que também será interativa, permitindo aos cidadãos interagir diretamente com a projeção. “Procuramos muito acrescentar elementos distintivos à programação deste ano, principalmente à vivência de espaço público e entendemos que esta projeção de vídeo mapping, ao longo de todo o mês de forma interativa, será também desafiante para as famílias que andem pelo centro da cidade”, referiu Paulo Silva a este propósito.
Nota ainda para a reposição do concerto dos The Gift, que havia sido adiado aquando da comemoração da classificação a Património Mundial e que se encontra agendado para 20 de Dezembro, no Centro Cultural Vila Flor.
Para consultar o programa completo, com horários e locais de todas as atividades a realizar na edição 2024 de “Guimarães Cidade Natal”, visite o site oficial da iniciativa.