skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
06 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Programa infantil de Páscoa regressa ao Paço dos Duques

Redação
Cultura \ domingo, abril 06, 2025
© Direitos reservados
Entre 07 e 17 de abril, crianças vão poder usufruir do habitual teatro de marionetas, de uma oficina de educação ambiental e de um ateliê de pintura, sempre em relação com a história do monumento.

O Paço dos Duques de Bragança volta a ser abrigo para as habituais atividades de Páscoa para as crianças em idade pré-escolar e de 1.º Ciclo, entre 07 e 17 de abril.

O teatro de marionetas “Aqui nasceu um rei” e a oficina de escudos e espadas são as atividades que percorrem todos os dias da programação. No caso da peça de teatro, são evocados episódios marcantes da vida de D. Afonso Henriques, sendo dadas a conhecer outras personagens desse período: Conde D. Henrique, D. Teresa, Egas Moniz, o Conde Fernão Peres de Trava e D. Mafalda.

Já a oficina conta com um ateliê de pintura para decorar o escudo e a espada do primeiro rei português e com o acesso ao livro “O vestir na época de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal”, uma edição com desenhos para colorir e recortar, ilustrativo de como as pessoas se vestiam no século XII.

Essas sessões realizam-se às 10h00 e às 14h00, com inscrições que custam quatro euros, para teatro e oficina, e cinco euros, para teatro, oficina e livro de colorir e recortar.

No dia 10 de abril, há tempo para uma outra oficina, essa de educação ambiental. Marcada para as 10h00 e para as 14h00, a sessão “O reino das plantas que curam” inspira-se na forte ligação de D. Constança de Noronha com as ervas aromáticas, em que “fazia as mezinhas para ajudar os doentes e as pessoas necessitadas que apoiava”.

Na iniciativa, as crianças e os jovens são desafiados a construir uma farmácia verde com as plantas típicas do Mediterrâneo. Dirigida a crianças entre os cinco e os 12 anos, a inscrição custa quatro euros.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93