skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Nicolinas inspiram oficinas de percussão na Casa da Memória

Redação
Cultura \ terça-feira, novembro 01, 2022
© Direitos reservados
Paulo Capela coordena uma oficina para se aprender a construir instrumentos e Mário Gonçalves uma para se aprender a tocá-los no mês do Pinheiro. Antes, assinalam-se os 100 anos do Vitória.

A paisagem sonora de Guimarães enche-se, em novembro, de caixas e de bombos ao toque do Pinheiro. Neste ano, contudo, o eco não provirá apenas das ruas. A Casa da Memória também vai dedicar o mês à percussão, com oficinas inspiradas pelo ressoar que inspira as Nicolinas, no âmbito do projeto “Dar Rufo à Casa”.

Uma das vertentes do programa é a construção de percussão, sob a orientação de Paulo Capela, tocador e construtor. As sessões estão marcadas para as terças e para as quintas-feiras, de 08 a 24 novembro, a partir das 18h00.

A outra oficina dedica-se àqueles que “já toquem percussões ou que queiram iniciar-se” na percussão, sob a orientação de Mário Gonçalves. Nas duas sessões marcadas, para os sábados de 12 e 19 de novembro, às 15h00, os presentes vão contactar com os bombos e as caixas das nicolinas, mas também com outros instrumentos de “raiz portuguesa e europeia”, embarcando numa “pequena viagem sonora” para “abordagens mais contemporâneas”, lê-se no comunicado da Oficina.

Concluídas as oficinas de construção e de experimentação, a tocata de percussão será apresentada a 26 novembro, na Casa da Memória, a partir das 16h00, sendo aberta a todo o público com mais de seis anos. O “Dar Rufo à Casa” insere-se no “Arca de Sons”, “acervo sonoro fruto da exploração, descobertas e recolha de sons, cantigas, dizeres e paisagens sonoras num caminho trilhado ao encontro com pessoas do território de Guimarães”, lê-se no comunicado.

 

“A Casa Acolhe”… o Vitória

Novembro é ainda tempo para a Casa da Memória destacar um dos intervenientes da sua exposição permanente, “Território e Comunidade”: o Vitória Sport Clube, que assinalou oficialmente 100 anos a 22 de setembro de 1922. “O centenário da fundação do Vitória é por isso mesmo um momento de celebração das memórias do clube e dos seus muitos adeptos, estando a Casa da Memória pronta para as acolher. A inauguração desta exposição – acessível a todos e com entrada gratuita – está marcada para o dia 5 de novembro pelas 16h00”, indica o comunicado da Oficina.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: