Projeto Cantânia leva a música até 29 turmas do ensino básico de Guimarães
Neste ano letivo, o projeto envolve 29 turmas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, pertencentes a 14 Agrupamentos de Escolas do concelho, com o objetivo de promover aprendizagens artísticas, sociais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.
Ao longo dos últimos meses, os professores de música têm participado em ações de formação especializada, assegurando a qualidade pedagógica e artística do projeto. Em breve, terão início os ensaios em contexto de sala de aula, orientados pelos docentes de música, preparando os alunos para "uma experiência coletiva de criação e expressão musical".
"O Cantânia distingue-se pela sua abordagem inclusiva, integrando todos os alunos das turmas participantes, independentemente das suas características individuais ou experiências musicais prévias", aponta o município de Guimarães, em comunicado. A participação no projeto "promove o trabalho em equipa, o sentido de responsabilidade, a confiança e o acesso à cultura, contribuindo para uma educação mais inclusiva, participativa e culturalmente enriquecedora", lê-se.
Recorde-se que o projeto é cofinanciado pelo Programa Regional Norte 2030 / Fundo Social Europeu (FSE) e integra a candidatura "Cidadão do Futuro", reforçando o compromisso do Município de Guimarães com uma educação artística, cultural e cívica de qualidade.