skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Projeto Erasmus+ Be the Solution to Pollution leva alunos à Hungria

Redação
Educação \ quinta-feira, outubro 13, 2022
© Direitos reservados
Alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques deslocou-se à Hungria no âmbito do projeto Erasmus+ Be the Solution to Pollution.

Um grupo de cinco alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (AEDAH), acompanhado de duas professoras, deslocou-se à Hungria para participar na mobilidade do projeto Erasmus+ Be the Solution to Pollution que juntou os parceiros de Portugal, Espanha, Finlândia, Turquia e da Escola anfitriã Kossuth Lajos Gimnazium, na pacata cidade de Tiszafüred, entre 26 de setembro e 1 de Outubro.

Partindo em direção aos céus mais a norte da Europa, de manhã bem cedo, o grupo chegou a Budapeste a meio da tarde. Houve tempo para almoçar no Fat Mamma, conhecer alunos e professores das equipas parceiras, entretanto já chegadas e instaladas no mesmo local, e sair para tirar mais umas fotos no centro da cidade.

Depois do jantar, em Peste, visitaram o rio Danúbio. Relembraram a origem do nome Budapeste, falaram das pontes, da história da cidade e utilizaram o inglês, em contexto, nas conversas. Claro que todos os telemóveis registaram os momentos e locais que serão para todos memoráveis, nessa primeira noite.

A chuva miudinha acompanhou a subida ao Castelo de Buda, de onde puderam ter uma perspetiva diferente da cidade sob a neblina que emprestou algum mistério à Ponte da Correntes, ao Parlamento, à Basílica de Santo Estevão, …

Seguiu o grupo multinacional para o Bastião dos Pescadores, um miradouro situado na colina de Buda e de onde se puderam contemplar Peste em todo o seu resplendor. Aí ficaram a saber que as sete torres são uma homenagem às sete tribos fundadoras da Hungria e, na fortaleza, houve fotos em grupo junto à estátua de Estevão I e da bela Igreja de Matias.

A Praça dos Grandes Heróis, o Museu das Belas Artes e a cópia do Castelo de Bran, do Drácula da Transilvânia, também foram dados a conhecer.

Depois do almoço, tempo de experiências científicas com o tema Ar e workshop, no Museu da Ciência.

A duas horas da capital da Hungria fica a cidade de Tiszafüred, onde aguardavam alunos, professores e as Host Families prontos a receber todos os alunos Erasmus+. O acolhimento não poderia ter sido melhor, até porque já todos se conheciam através de atividades prévias.

Uma experiência nova para alguns alunos que tiveram, assim, oportunidade de viver em família com modos e hábitos diferentes da sua.

A receção na escola, pela Diretora, foi no dia 28. Houve visita e danças tradicionais, aprendidas por todos, ao que se seguiu a apresentação das escolas e trabalhos sobre a Poluição do Ar, pelos alunos anfitriões.

Todas as equipas terminaram a manhã a plantar um freixo no espaço escolar.

Desportos aquáticos e canoagem foram as atividades, para gáudio de todos, desenvolvidas durante a tarde no Lago Tisza, o segundo maior da Hungria. O Jogo de Cricket foi entusiasticamente disputado pelas cinco equipas, logo a seguir, num dos muitos parques verdes da cidade.

Experiências e trabalhos, com alunos muito participativos, sobre a Poluição do Ar deram início, na escola, ao dia 29 de setembro. O lanche esteve a cargo dos encarregados de educação que presentearam os visitantes com verdadeiras delícias caseiras húngaras.

Enquanto os alunos jogaram uma partida internacional de basquete, os coordenadores do projeto reuniram para organizar a mobilidade seguinte e o trabalho a desenvolver nas escolas.

Depois do almoço na cantina da escola, o destino foi Proszló, Ökocentrum, onde os parceiros visitaram o Aquário Gigante da Hungria com belugas e esturjões, entre outros peixes. O casal atarefado de lontras fez as delícias dos visitantes, as cobras e sapos assustaram alguns, a grande tartaruga espantou outros que já no exterior viram pelicanos, veados, coelhos de orelhas gigantes e demais animais residentes.

Um dos momentos mais interessantes foi o passeio de barco pelo Lago Tisza, durante a tarde, com explicações sobre o modo de funcionamento das águas, a fauna e a flora existentes na área.

Imediatamente antes da grande festa temática Superman and Superwoman, na escola com adereços preparados a preceito por todos os participantes, foi tempo de conviver calmamente no Bowling entre fotos, conversas e bowling pins.

O dia 30 de setembro trouxe a visita a Eger, cidade barroca no centro da região vitivinícola mais importante da Hungria. Em grupos compostos pelas cinco nacionalidades, os alunos húngaros foram os cicerones pelos monumentos e espaços mais icónicos da cidade, a partir da Praça Dobo: o Castelo de Eger, o Minarete, o Lyceum, a Catedral Basílica de São João Apóstolo e a mais famosa casa de crepes das redondezas. Todos tiveram tempo para comprar os indispensáveis souvenirs e, claro, tirar fotos com os amigos feitos ao longo da semana.

Este último dia terminou com momentos relaxantes por entre as sete piscinas com água ligeiramente sulfurosa a 38ºC, do banho termal em Egerszalók.  

Os alunos regressaram às famílias que os acolheram de braços abertos e as despedidas tiveram início com muitos abraços, promessas de amizade e muitas recordações de cinco dias onde o espírito Erasmus+ foi vivido intensamente, por todos.

No dia 1 de outubro foi o longo regresso a casa da excelente oportunidade de conhecer gentes e realidades tão diversas.

O grupo do AEDAH regressou muito mais enriquecido com a troca de experiências, do fazer e partilhar, do vivenciar in loco um verdadeiro mundo novo, nisto que é o Projeto Erasmus+ Be the Solution to Pollution.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: