skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

PS vira três concelhos do distrito e pinta de rosa oito dos 14 municípios

Pedro C. Esteves
Política \ segunda-feira, janeiro 31, 2022
© Direitos reservados
Um mapa do distrito para mostrar a supremacia rosa: Amares, Póvoa de Lanhoso e Celorico de Basto caem para o Partido Socialista. PSD segura Barcelos. Chega consegue melhor resultado em Amares

Só "escapou" a região autónoma da Madeira. O Partido Socialista (PS) não só conseguiu a maioria absoluta nas eleições legislativas como, pela primeira vez na história, pintou de rosa todos os círculos eleitorais do continente. A nova legislatura vai iniciar com, pelo menos,117 deputados socialistas no Parlamento, fruto de 41,68% de votos obtidos.

O distrito de Braga, que já tinha sido "simpático" para os socialistas em 2019, ficou mais rosa em 2022 -- cresce de oito para nove mandatos. Apesar do alargamento do fosso entre os dois partidos (o PSD ficou atrás do PS quase 8 pontos percentuais), o círculo eleitoral vai continuar representado na Assembleia da República por quatro forças políticas, embora com duas alterações face à legislatura que durou de 2019 a 2021. Além do PS e do PSD, os dois maiores partidos portugueses, também o Chega e o Iniciativa Liberal representarão o distrito no parlamento.

Se olharmos para os 14 concelhos que compõem o distrito, vemos a supremacia socialista ainda mais vincada. Se o PSD tinha a "maioria" de concelhos em 2019, o cenário inverteu-se: o Partido Socialista "conquista" Amares, Póvoa de Lanhoso e Celorico de Basto, alargando o leque de municípios sob sua alçada para nove. Entre os 14, destaque para Barcelos, o único concelho do Quadrilátero Urbano a dar preferência aos sociais-democratas.

 

O mapa do distrito de Braga mostra agora um PSD mais presente a norte e os socialistas a dominaram o miolo e três concelhos com mais de 100 mil habitantes: Guimarães, Braga e Vila Nova de Famalicão. 

Em percentagem, o Chega, que se assumiu como a terceira força política nestas eleições, conseguiu o melhor resultado percentual em Amares - 7,83%. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: