skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 janeiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

PSP detém 37 pessoas antes do Vitória SC – FC Porto

Redação
Sociedade \ segunda-feira, janeiro 19, 2026
© Direitos reservados
Maioria das detenções provém de rixa na rua Cónego Dr. Manuel Faria. Chefe da área operacional do Comando Distrital de Braga diz que há quem se aproveite dos eventos desportivos para atos ilícitos.

A detenção de 37 pessoas foi o saldo da operação de policiamento em redor do Vitória SC – FC Porto, jogo relativo à 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que os portistas venceram 1-0, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP), em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira na esquadra da Divisão de Guimarães.

Dessas 37 pessoas, 33 foram detidas por participação em rixa. Essa rixa diz respeito a incidentes num estabelecimento da rua Cónego Dr. Manuel Faria, existindo um vídeo difundido pela Internet em que se veem alguns indivíduos vestidos de negro a embaterem com as cadeiras de uma esplanada nas portas. Entre esses 33 detidos, um deles foi também indiciado por tráfico de estupefacientes, devido à posse de cocaína suficiente para 21 doses, e outro por passe de arma proibida, no caso “engenhos pirotécnicos adulterados”.

Outras três detenções respeitam a danos causados em duas viaturas e uma outra a posse de arma proibida, no caso um bastão. “Dos 37 cidadãos detidos, todos foram restituídos à liberdade após as diligências normais. Foram notificados para comparecerem hoje a tribunal”, adiantou Rui Pereira, chefe da área operacional do Comando Distrital de Braga.

O responsável vincou que as detenções se enquadram no fenómeno dos casuals, pessoas que se aproveitam do fenómeno desportivo para incorrer em atos ilícitos, com frequência violentos, à margem dos adeptos que se enquadram nos dispositivos de segurança.

“Há grupos de adeptos que frequentemente evitam ser controlados pelas autoridades policiais. Neste caso, o que aconteceu ontem é que, naquela zona da cidade, já tínhamos feito o acompanhamento do grosso dos adeptos até ao estádio. Este é um segundo grupo de adeptos que evita o contacto com as autoridades policiais”, referiu.

Todas as detenções realizaram-se antes do jogo.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia