skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Quatro vereadores realçam a “honra de servir” Guimarães na hora do adeus

Redação
Política \ segunda-feira, setembro 13, 2021
© Direitos reservados
Ricardo Costa, Fernando Seara de Sá, André Coelho Lima e António Monteiro de Castro deixaram um testemunho na última reunião de câmara antes das eleições autárquicas.

Com o mandato a chegar ao fim, há novas caras a chegar a Santa Clara. E isso também significa que há vereadores que estiveram, esta segunda-feira, na sua última reunião de câmara. Ricardo Costa e Seara de Sá, ambos com pelouros atribuídos, despedem-se da bancada socialista; na oposição, Monteiro de Castro e André Coelho Lima também colocam um ponto final no cargo que ocupam há pelo menos 12 anos – como é o caso do vice-presidente do PSD, que encabeça agora a lista da coligação Juntos por Guimarães para a Assembleia Municipal.

Na hora da despedida, António Monteiro de Castro ressalvou “a honra muito grande de servir” Guimarães. “Passei na Assembleia Municipal em 1989 e na Assembleia da República. Ao fim e ao cabo, a minha realização concretiza-se quando sinto que posso ser útil aos meus conterrâneos e aos meus amigos. Servi este órgão e vim trazer para cá algumas ideias”, resumiu.

Colega de bancada nas reuniões de câmara, André Coelho Lima, cabeça de lista da coligação Juntos por Guimarães nas últimas autárquicas, é agora n.º1 na lista da força política que junta PSD e CDS na corrida à Assembleia Municipal. À margem da reunião de vereaçã desta segunda-feira, o vimaranense reconheceu que 12 anos – os que passou como vereador – “é muito tempo na vida de qualquer um”. “Penso que a colaboração, estando muito longe daquilo que deveria estar entre poder e oposição, está melhor do que quando iniciei funções”, diagnosticou o social democrata.

Hora de fecho para os socialistas

Também no Partido Socialista houve tempo para despedidas. Os dois vereadores de saída da equipa montada por Bragança, Ricardo Costa e Seara de Sá – entraram nas opções Paulo Lopes Silva e Nelson Felgueiras – também tiveram oportunidade de expressar o seu contentamento por “servir”.

Fernando Seara de Sá, vereador com o pelouro do Urbanismo, falou na expiração de um “contrato”. “O meu contrato foi estar aqui quatro anos de forma empenhada, sem qualquer tipo de lastro que condicionasse de alguma forma”, salientou. “Não há necessidade de que sejam gratos por aquilo que eu fiz”.

Numa declaração enviada aos jornalistas, Ricardo Costa frisou a oportunidade que teve de “servir Guimarães e os vimaranenses”. “Foi para mim um sentido orgulho e uma enorme honra”, explica.

Na reunião de câmara o vereador com a pasta do Desporto e do Desenvolvimento Económico expandiu: ““É um momento de reflexão na minha vida pessoal e profissional. A política far-se-á. Quem me conhece sabe que sou determinado. Sou ambicioso e isso não é errado. É preciso ser-se ambicioso com evidência de pensamento e com um propósito”.

Já com a campanha eleitoral a decorrer, e sem grande margem para debates, a reunião de câmara terminou com uma mensagem de apreço vinda de Domingos Bragança: “Expresso a todos os senhores vereadores a minha gratidão. Tenho a certeza que deram o seu melhor. Esta gratidão é autêntica e genuína. Espero que tenham um bom futuro e encontrem patamares de responsabilidade à altura das suas capacidades”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: