skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 janeiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Quem corre por recordes e títulos não cansa: Sara Ferreira volta a brilhar

Redação
Desporto \ segunda-feira, janeiro 26, 2026
© Direitos reservados
Atleta provou de novo ser uma das maiores promessas do atletismo português, ao sagrar-se campeã nacional sub-18 do pentatlo, com recorde nacional do escalão, a nível global e em duas das cinco provas.

Aos 16 anos, Sara Ferreira é já uma certeza nos escalões jovens do atletismo português e uma promessa para as competições seniores. Neste domingo, em Braga, a vimaranense somou mais um título e três recordes ao rico palmarés que já ostenta, comprovando ser um nome a seguir. 

A atleta do Vitória SC sagrou-se campeã nacional sub-18 de pentatlo durante os Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas, decorridos no Forum Braga. Sara Ferreira não se limitou, porém, a ser campeã; conquistou o título com 4.109 pontos, novo recorde nacional, que destronou a marca alcançada por Natacha Candé em 2024 - 4.040 pontos. 

O dia começou logo auspicioso para Sara Ferreira, com recorde nacional na primeira das cinco disciplinas que compõem o pentatlo. A atleta venceu a corrida de 60 metros barreiras em 8,36 segundos, marca que superou em cinco centésimos de segundo o anterior recorde, datado de 2016, que pertencia a Marisa Vaz Carvalho. 

A vitoriana completou depois o salto em altura com a fasquia a 1,73 metros e lançou o peso numa extensão de 11,46 metros, antes de bater outro recorde português sub-18, o do salto em comprimento, ao projetar-se a 6,06 metros. O título nacional de pentatlo ficou selado nos 800 metros, que Sara Ferreira completou com um tempo de 2:31,28 minutos. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia