skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 agosto 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Reabilitação da Escola EB 2,3 de Pevidém arranca com 11,8M€

Alberto Couto
Sociedade \ quarta-feira, agosto 20, 2025
© Direitos reservados
Arrancaram as obras de reabilitação da Escola EB 2,3 de Pevidém, num investimento de 11,8 milhões de euros financiado pelo PRR através do NextGenerationEU.

Iniciaram-se a 14 de julho as obras de reabilitação da Escola EB 2,3 de Pevidém – Selho São Jorge, em Guimarães. A empreitada, adjudicada ao consórcio Costeira/NVE, representa um investimento superior a 11,8 milhões de euros e terá um prazo de execução de 365 dias.

O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) através do NextGenerationEU, prevê uma intervenção profunda em todo o complexo escolar, incluindo demolições, requalificações e novas construções.

Serão demolidos dois blocos edificados sem critério e erguido um novo edifício moderno, dotado de melhores condições para a comunidade escolar. O Bloco A, dedicado à administração e serviços de apoio, terá interiores reformulados, novos revestimentos e acessibilidades melhoradas. Os Blocos B e C, destinados ao ensino científico e tecnológico, serão reorganizados e modernizados.

O Bloco D será ampliado para integrar cantina, cafetaria e espaços de apoio renovados, enquanto o Bloco E, de construção nova, passará a dispor de biblioteca, auditório polivalente, salas de música e artes visuais, com áreas abertas à comunidade. Já o Pavilhão Gimnodesportivo (Bloco G) será requalificado e ampliado, assegurando acessos independentes para uso escolar e comunitário.

Também os espaços exteriores serão profundamente transformados, com a criação de uma alameda central, zonas verdes e áreas de lazer. O projeto contempla ainda a implementação de uma Zona 30, visando maior segurança rodoviária e pedonal, bem como uma reorganização do estacionamento e melhores condições de acessibilidade.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124