skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Líder com “forte capacidade de trabalho”: as reações à morte de João Serra

Redação
Cultura \ quinta-feira, abril 20, 2023
© Direitos reservados
A Câmara Municipal de Guimarães lembrou o “papel fundamental” do antigo presidente da Fundação Cidade de Guimarães para a CEC. A Oficina recorda-o como a face que liderou a execução de Guimarães 2012.

Algumas das entidades com as quais João Bonifácio Serra conviveu manifestaram “consternação” e “pesar” pela sua morte, em vésperas de completar 74 anos, tendo lembrado o trabalho desempenhado nos projetos em que se envolveu. A Câmara Municipal de Guimarães recordou o “papel fundamental” do antigo presidente da Fundação Cidade de Guimarães (FCG) na “organização e programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura” e até a recuperação da “credibilidade” do evento sob a sua tutela, depois de ter assumido a FCG no final de julho de 2011.

“Com João Serra, os vimaranenses sentiram que o evento lhes pertencia, recuperando assim a credibilidade junto de parceiros institucionais, artistas, criadores e programadores. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressa a sua consternação pelo seu falecimento, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências”, lê-se na nota de pesar do município face à morte do antigo historiador e programador cultural, nesta quarta-feira.

Já a Oficina, cooperativa municipal para a cultura, que herdou parte da programação e dos equipamentos tutelados pela FCG durante a CEC, vincou o “sentimento de tristeza” pela perda de João Serra, “figura que Guimarães recordará como a face que liderou o processo preparatório e a execução de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura”. “Gostaríamos de expressar as mais sentidas condolências aos seus familiares”, lê-se na nota de pesar.

Enquanto presidente da FCG, João Serra assumiu “a incumbência de encaminhar esforços e recursos para pôr em marcha a complexa tarefa de preparação do programa cultural de Guimarães 2012”, acrescenta A Oficina. “A Oficina encontrou em João Serra uma personalidade com uma forte capacidade de trabalho e de liderança, sempre focado na complexa empresa do que viria a ser o ano de 2012, que Guimarães e os vimaranenses lembram com orgulho e recordarão certamente por muitos anos”, conclui a nota.

 

 

Já a Câmara Municipal de Leiria, entidade com a qual o historiador trabalhou, enquanto presidente do conselho estratégico da candidatura à CEC de 2027, manifestou “profundo pesar” face ao sucedido, associando-se “ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”, e vincou a “extraordinária carreira” de João Serra, ligada “à cultura e ao conhecimento”, como aconteceu, por exemplo, no Instituto Politécnico de Leiria, onde foi docente.

“Manteve nos últimos anos uma profunda relação com o Município de Leiria, tendo assumido a coordenação do Grupo de Missão e a presidência do Conselho Estratégico da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027, dando um enorme contributo para o desenvolvimento da estratégia cultural no nosso concelho”, lê-se na nota oficial.

Nascido a 22 de abril de 1949, em Carvalhal Benfeito, freguesia das Caldas da Rainha, João Bonifácio Serra foi agraciado com as medalhas de mérito em ouro de Guimarães e de Leiria, bem como do município natal, tendo ainda sido autor de diversos estudos sobre temas de história política e social portuguesa dos séculos XIX e XX, membro da Comissão de Conteúdos do Museu Nacional da Resistência e Liberdade de Peniche e programador cultural em Óbidos, Bombarral e Torres Vedras.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70